26/05/2012
Produção recorde de milho deve atingir 10 mi de toneladas, no PR
26/05/2012 Fonte: G1
A produção de milho no Paraná deve atingir o recorde de 10,25 milhões de toneladas na segunda safra da temporada 2011/2012, de acordo com previsão do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura, divulgada nesta sexta-feira (25).
O número é 61% superior ao registrado no período anterior, quando o mau tempo atrapalhou a vida dos agricultores e a produção foi de 6,36 milhões de toneladas.
O milho é o carro-chefe da agricultura paranaense. Só no segundo semestre, ele deve alcançar 75% do volume total de produção do estado, seguido pelo trigo com 17%. O restante está dividido entre culturas menores de inverno, entre elas cereais como aveia, cevada e canola.
O crescimento da safra é justificado pelo aumento da área de plantio, que atingiu dois milhões de hectares, ante 1,6 milhão no ano passado. “Esse aumento é reflexo do bom momento que a cultura atravessa. Além disso, o milho está em um patamar melhor, com maior liquidez”, garantiu o economista do Deral, Marcelo Garrido.
A alta está levando agricultores a abandonarem a produção de trigo, para investir no plantio de milho. “Os preços baixos e a falta de liquidez do trigo vêm desanimando os produtores, que não tem para quem vender esses produtos”, justificou Garrido.
Essa migração provocou ainda a redução da área de plantio de trigo para 792 mil hectares, contra 1,06 na temporada anterior. Com menos espaço, a produção deve cair 7% em relação ao ano passado, somando 2,2 milhões de toneladas.