25/05/2012
22º Congresso da Adjori discute novos rumos da comunicação
25/05/2012
O panorama atual dos veículos de comunicação foi um dos principais temas debatidos na solenidade de abertura do 22º Congresso da Adjori/PR – Associação dos Jornais e Revistas do Estado do Paraná, na sexta-feira, dia 18, no Golf Resort Aguativa. O evento foi marco de uma conquista para toda a categoria, uma maior abertura e comprometimento do Governo do Estado com os jornais e revistas do interior do Paraná.
O presidente da Adjori/PR, Sergio Jonikaites, afirmou que o bom relacionamento com o governo estadual irá contribuir com a regularização e fortalecimento da imprensa no interior do estado. “Essa certificação vai oficializar a existência dos veículos de comunicação. Dessa forma, teremos mais artifícios para contribuir para o desenvolvimento, a qualidade e periodicidade da imprensa local e regional”, afirmou Jonikaites.
O secretário de Estado da Comunicação, Marcelo Cattani, reforçou que o Governo do Estado busca uma nova forma de se relacionar com os órgãos de imprensa do interior. “Estamos investindo em uma política duradoura, queremos estabelecer um campo menos vulnerável aos profissionais que atuam na área. Apostamos em uma comunicação forte, unida e transparente. Queremos estimular o vínculo entre o Governo do Estado com os veículos de comunicação do interior”, declarou.
O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, comentou que o Paraná estabelece um novo panorama social. “Toda a sociedade passa atualmente por uma revolução tecnológica que transformou a maneira de se comunicar e de promover a informação. Vivemos a era da comunicação”, lembrou Hauly. O secretário citou ainda que é preciso olhar com “outros olhos” para a política do cooperativismo como forma de alavancar e consolidar o desenvolvimento dos jornais e revistas do interior.
O presidente da Adjori/SC e Adjori/ Brasil, Miguel Angelo Gobbi, salientou sobre a necessidade dos jornais e revistas em traçar políticas de desenvolvimento, e principalmente, de consolidação das estratégias de comunicação. “É preciso que tenhamos voz e que essa voz seja ouvida. Sabe-se que aproximadamente 95% dos jornais se concentram no interior, há uma necessidade visível da conscientização e união desses veículos para a defesa dos interesses da área”, relatou Gobbi.
O encontro teve o apoio e patrocínio do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio e Adjori. O veículo de comunicação anfitrião e colaborador do evento foi o Jornal Voz do Povo. O Prêmio Adjori/PR 2012 foi organizado pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro).
Para finalizar a noite, o jornalista João Alceu apresentou a palestra: Notícia: Necessidade ou Luxo, em que abordou as tendências e novos rumos da comunicação, especificamente para os meios impressos.