25/05/2012
Campo-larguense passa em concurso para Juiz Substituto no Paraná
25/05/2012
Após anos de estudo e dedicação, Diego Paolo Barausse (29), que estava atuando como procurador municipal de Balsa Nova, foi aprovado no concurso para provimento de cargos de Juízes Substitutos do Tribunal de Justiça do Paraná. Com mais de seis mil inscritos, apenas 59 foram aprovados, sendo ele o único de Campo Largo. Na prova oral, considerada uma das mais difíceis, conquistou a nota 9,02.
Agora Diego espera o presidente do Tribunal de Justiça, Miguel Kfouri Neto, designar a solenidade de posse para os magistrados. Até o momento, 39 aprovados já assumiram. Diego acredita que no máximo em dois meses todos já tenham tomado posse, se não houver contratempos devido ao período eleitoral. A chamada acontece por ordem de classificação e é o Tribunal que designa qual Vara ou Comarca irá atuar.
A resposta havia saído há um mês, mas apenas nesta segunda-feira, 21, ele realmente conseguiu comemorar, pois saiu o resultado da ação judicial. Diego havia entrado com uma ação porque se sentiu prejudicado na primeira prova do concurso devido a problemas em algumas questões, que acabaram sendo anuladas.
Entre as responsabilidades do Juiz Substituto está conhecer as atividades internas no Fórum, conhecer a realidade da Comarca, ter exato conhecimento da sociedade aonde vai atuar, conhecer os abrigos (de mendigos e idosos, por exemplo) e sistema penitenciários. “A nossa missão é prestar e resolver conflitos na sociedade, respeitando sempre a constituição e exercer o Poder Judiciário de forma efetiva e célere, respeitando as regras, de forma ética e deontológica”, declara. “Quero desempenhar bem a minha função e poder contribuir para a sociedade da melhor maneira”, conclui.