25/05/2012
Nós somos, como seres humanos, animais políticos, quer queiramos ou não. A política está em nossas veias, em nossas casas, na escola, no trabalho, nas ruas, na educação que recebemos dos nossos pais e transmitimos aos nossos filhos. Quando conversamos com um amigo, ou quando interagimos com um desconhecido, quase sempre estamos fazendo política.
Vendemos politicamente bem a nossa imagem, quando saimos de casa bem arrumados. Se estivermos com roupas inadequadas, com aparência ruim, vendemos mal, esta imagem. Não adianta dizermos que somos apolíticos, porque estaremos mentindo. No máximo não fazemos política partidária, mas somos políticos, sim, na nossa essência.
Posto isso, é interessante que estejamos bem informados, politicamente, principalmente nesse limiar de uma nova campanha eleitoral. Vamos eleger, em Outubro próximo, o nosso prefeito, o vice e os 11 vereadores (Campo Largo) ou nove, em Balsa Nova. Eles, os vereadores de Campo Largo, até que tentaram aumentar esse número, no final do ano passado mas nós, os cidadãos, “gritamos” e eles recuaram.
Agora que a campanha está prestes a começar (para alguns já começou), vemos o “Caldeirão Político” começar a “ferver”. Partidos e candidatos buscam alianças, para se fortalecer, e nós, os eleitores, nesse momento, temos apenas que observar para ver quem vai ficar com quem. Um velho ditado, dos nossos avós, repassado pelos nossos pais e que deveremos repassar aos nossos filhos, diz o seguinte: “Diz-me com quem andas, que te direi quem és”. Pois bem, na política isso é verdadeiro, porque bons políticos geralmente se alinham com bons políticos, para combater os maus. Mas vez por outra vemos, infiltrados entre os bons, uns não tão bons. Vejam o caso do senador Demóstenes. Todos acreditavam que ela era um “cordeiro”, até que a capa caiu e a sua veradeira face apareceu. Ele se diz inocente, mas difícil será provar.
As eleições estão aí, os candidatos no “grid” de largada. Vamos ver quem vai chegar na final, se o melhor ou aquele que fará alianças a qualquer custo.