Terça-feira às 15 de Julho de 2025 às 11:23:48
Saúde

Nevralgia do trigêmio

22-01-2010

A neuralgia ou nevralgia do trigêmio é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que atinge um lado da face.

Nevralgia do trigêmio

22-01-2010

A neuralgia ou nevralgia do trigêmio é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que atinge um lado da face. É geralmente de curta duração (a dor vem e volta), dura segundos e desaparece e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir.
    Por que ela se chama neuralgia do trigêmio? Neuralgia porque é uma dor neurálgica, tipo choque, e do trigêmio porque trigêmio é o nervo que é responsável pela sensibilidade que temos no rosto. Quando sai do cérebro ele é um nervo só e depois se divide em três ramos: um ramo vai até a região acima da órbita do olho; outro ramo vai até a região maxilar e pro lado do nariz; e o terceiro ramo vai até a região da mandíbula. A dor pode ser desencadeada por um simples toque, por um vento frio, por comer ou mastigar. As pessoas quando estão em crise podem ter suas vidas bastante atrapalhadas, uma vez que a neuralgia pode impedi-las de comer, de mastigar, os homens de fazer a própria barba, etc.
   Como aparece mais na população idosa, acredita-se que a bainha de mielina que envolve os nervos se perca com o passar do tempo. É um processo degenerativo. Assim como um fio elétrico que perdeu a capa envoltória isolante, em determinado ponto ocorre uma descarga elétrica. Portanto, a neuralgia do trigêmio resulta provavelmente da perda da bainha de mielina que envolve o nervo trigêmio e que, depois de perdê-la, pode sofrer descargas elétricas. Também pode existir uma veia ou uma artéria que está tocando nesse nervo e faz com que ele tenha choques.
     É muito freqüente essa dor ser confundida com uma dor de dentes, basicamente porque como geralmente ela acomete um ou dois ramos, os ramos mais freqüentes são aqueles mandibulares e maxilares, que é onde está a nossa arcada dentária. Então representa no paciente uma dor de origem no dente e muitos pacientes vão ao dentista, o dentista olha e não vê nada. Pacientes chegam a extremos de pedir para os dentistas retirarem toda a arcada dentária, sem sucesso, porque a causa não é no dente.
     O tratamento para nevralgia do trigêmio pode ser clínico, com o uso de medicamentos, e cirúrgico. Portanto os pacientes devem procurar um profissional que saiba diferenciar os vários tipos de dor que acometem o rosto, porque cada uma delas têm um tratamento específico.


Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522
 Marechal Deodoro, 80   3032 1922
anevds@yahoo.com.br