22/05/2012
Técnicos participam de capacitação em artesanato
22/05/2012
Fonte:AEN-PR
A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária iniciou nesta segunda-feira (21), a capacitação para chefes e técnicos dos escritórios regionais sobre mercado do artesanato. Com artesãos e representantes de entidades de apoio e fomento à atividade, os técnicos passarão por 40 horas/aula, até sexta-feira (25), em Curitiba.
O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) é realizado em todos os estados. Os técnicos estarão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido durante o treinamento e orientar os artesãos em suas cidades e apoiar atividades solidárias.
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o curso busca a estruturação do setor, capacitando e treinando artesãos e técnicos para multiplicar experiências com outros grupos de empreendimentos de economia solidária no Paraná. “Nosso objetivo é fortalecer a política de fomento ao artesanato no estado e incentivar iniciativas de trabalho, produção e comercialização voltados para uma economia cada vez mais solidária”, destacou Romanelli.
Juliana Guedes da Cruz, instrutora do curso da Incubadora Social e Solidária, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, disse que o Paraná surpreendeu pelo grande número de participantes, a maior parte de técnicos e chefes das regionais. “Isso mostra a preocupação do governo estadual em construir novas formas de incentivar e promover empreendimentos de economia solidária”.
Durante esta semana, os participantes receberão capacitação e orientação sobre categorias do artesanato; composto de marketing; segmentação de mercado; demandas e tendências; referências culturais e iconografia; planejamento; comportamento empreendedor e sua relevância para o artesanato; associativismo e cooperativismo; formação de preço e tributação; oratória; atendimento ao cliente; negociação; marcas; cartão de visita e placa de identificação; portfólio e vitrinismo.