18/05/2012
Sebrae/PR inaugura ponto de atendimento para empreendedores em Campo Largo
18/05/2012
	O Sebrae/PR, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo (Acicla) e o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Largo e Balsa Nova (Sindivarejista) firmaram um convênio que traz benefícios aos empreendedores de Campo Largo, que abriga, aproximadamente, 7 mil empresas.
	Será inaugurado no próximo dia 22 de maio, às 19 horas, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor na localidade. Os empreendedores da região não vão mais precisar se deslocar até o escritório do Sebrae/PR na capital paranaense, para ter acesso aos serviços de apoio prestados pela entidade.
	O novo serviço funcionará anexo à sede da Acicla. Entre os serviços oferecidos, estão diagnóstico inicial de empresas, atendimento empresarial, agendamento de consultorias especializadas (em áreas como finanças, gestão de pessoas, planejamento empresarial e marketing), palestras, minicursos, auxílio na abertura de empresas, esclarecimentos sobre legislação e outras soluções para micro e pequenas empresas iniciantes ou avançadas.
	José Ricardo Castelo Campos, gerente da Regional Centro-Sul do Sebrae/PR, avalia que Campo Largo é um dos mais prósperos e importantes municípios da região e, como não poderia deixar de ser, a participação das micro e pequenas tem papel fundamental nisso. Sendo assim, continua o dirigente, a parceria entre as entidades, para a instalação de um Ponto de Atendimento no município, contribui fortemente para a formação de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das empresas.
	“O Ponto de Atendimento é uma estratégia desenvolvida pelo Sebrae/PR que se caracteriza por um espaço pensado e estruturado de forma que o empresário possa ter acesso aos produtos e serviços oferecidos, muito mais próximo de seu estabelecimento. É uma solução que, além de aumentar a capilaridade da instituição no Estado, possibilita ao interessado apropriar-se de soluções técnicas de gestão que melhoram o desempenho e a competitividade de negócio”, esclarece Castelo Campos.
	Para o gerente do Sebrae/PR, a parceria demonstra a preocupação da Acicla, Sindivarejista e do Sebrae/PR, na busca do desenvolvimento e da melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas do município. “O serviço certamente impactará no desenvolvimento da cidade, considerando-se que os negócios de pequeno porte são os maiores geradores de emprego e renda no País. Todas as iniciativas no sentido de potencializar essas empresas contribuirão também fortemente para a economia da Região”, avalia.
	Eloir Leal, presidente da Acicla, cita que o Ponto de Atendimento soma-se a outras conquistas recentes de Campo Largo, como a transposição da BR-277, a unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Observatório Social de Campo Largo. “Sou um empresário que começou com um pequeno negócio que se transformou em uma média empresa. Então noto que a busca por informação é fundamental para o crescimento e que há muitas empresas que carecem desses conhecimentos. Suprir essa necessidade e estimular o empreendedorismo na cidade, para que haja desenvolvimento econômico e social, é a grande contribuição do novo serviço”, avalia.
	O consultor do Sebrae/PR, Jaime Colatusso, explica que os atendentes que vão orientar os empreendedores que procurarem o Ponto de Atendimento já passaram por capacitação e que a estrutura de atendimento está pronta. “O novo Ponto de Atendimento vai prestar um atendimento efetivo para que empreendedores individuais, candidatos e empresários efetivos, formais ou não, aumentem suas chances de sobrevivência e de sucesso no mercado”, afirma.
	Eliane Danescki, uma das agentes de atendimento do espaço, observa que o serviço é uma demanda antiga de Campo Largo. “Muitos empreendedores, especialmente, os individuais, procuram a Acicla em busca de orientação empresarial. Dentre as dúvidas mais frequentes, estão o funcionamento do processo de legalização dos negócios e questões sobre legislação e tributação”, explica.
	O Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Campo Largo funciona na Rua Marechal Deodoro, 957. O atendimento ao público ocorrerá de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30. O telefone de contato é (41) 3032-9689.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            