11/05/2012
Dupla “Tietê e Passaúna” premiados no Voa Viola
11/05/2012
	A dupla Tietê e Passaúna, formada pelo paulista João Peceguini e o campo-larguense Nélio Spréa, respectivamente, foi vencedora do prêmio na categoria Canção do Festival Voa Viola, o qual elegeu os melhores violeiros do Brasil. As categorias eram divididas em Repentista, Instrumental, Inovação, Tradição, Dupla e Canção.
	O evento aconteceu no Cine Teatro Cuiabá, Cuiabá/MG, na quinta-feira, 03. O prêmio é R$ 13 mil em dinheiro, o qual eles irão usar para investir na dupla, na produção de um CD promocional e site. Segundo Nélio, a dupla não tem objetivo de fazer muitos shows, e sim um trabalho tranquilo, apresentar mais em teatros, que combinam com o estilo de música e ambiente mais intimista. É algo poético, para prestar atenção na letra, e não para animar festa.
	“A gente não esperava uma premiação porque a dupla é muito nova. Estamos criando uma identidade, algo muito nosso, é um instrumental mais refinado, mais elaborado do que se faz na música caipira. Temos um cuidado literário com as letras. Isso com certeza ajudou no resultado, tivemos muito voto em Campo Largo”, conta satisfeito Nélio.
	Ele explica que o Tietê toca uma viola q ele mesmo fez, chamada de viola sorocabana antiga, a qual não existe mais, e gera um som diferente. Já Nélio toca uma viola em rio abaixo com uma afinação diferente, muito utilizada nos séculos 18 e 19. “São elementos que ajudam a fazer algo mais autêntico”, completa.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            