Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 06:54:08
Geral

Recordar é Viver 11/05/2012

Recordar é Viver 11/05/2012

11/05/2012

Em 1957 começou a ser formada uma equipe de futebol com atletas sendo funcionários da então Porcelana Steatita e Magnesia S.A. do grupo Schmidt.

O nome foi o da Agremiação Esportiva Porcelana Steatita que passou a usar as cores da empresa vermelho e branco. O primeiro time da Steatita foi formado em 1957 disputou o torneio do dia primeiro de Maio dedicado ao trabalhador, tendo como local o estádio José Pedro Caropresso de propriedade do Internacional.

Antes da primeira partida foi tirada a foto que hoje está ilustrando e deu origem a esta matéria e que pertence ao arquivo do criador da coluna Recordar é Viver.

Estão em pé Luiz Carlos Barbosa (massagista de saudosa memória), Waldemar Skrodzki (técnico de saudosa memória), Alfredo Lopes dos Santos, Ciro Coelho (de saudosa memória), Valdemar Bassani, Luiz Taborda (de saudosa memória), Lauro Perussolo e Agostinho Seti (diretor de saudosa memóri). Agachados estão Erol Cavali, Renato Celso Jochinsen (de saudosa memória), Orestes Romeu Gabrdo, Antonio Pereira Pianaro (Toni de saudosa memória) e Arion Ney Chapenski.

O time comandado pelo Agostinho Seti e do técnico Waldemar Skodzki e massagista Luiz Carlos Barbosa foi campeão do torneio quando foi feita uma grande festa pela comemoração do primeiro título importante da Agremiação Steatita foi em 1962 quando o time foi campeão do 15º Campeonato da Liga Regional de Futebol de Campo Largo, título muito comemorado por todos da Steatita, mas, principalmente pelo Sr. Fritz Erwin Schmidt (seu Frederico que era diretor da Porcelana Steatita e Presidente de Honra da Agremiação (de saudosa memória).

São passados cinqüenta e cinco anos ficou a foto e com ela muita saudade de todos que nela estão e vivem e dos falecidos Luiz Barbosa, Waldemar Skridzki, Ciro Coelho, Luiz Taborda (Tabordinha), Agostinho Seti, Renato Celso Jochinsen e Antonio Pereira Pianaro (Toni) uma saudade ainda maior.