Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 11:51:03
Geral

Aftosa

30/04/2012

Campanha de vacinação contra febre aftosa no PR começa na terça-feira

Aftosa

30/04/2012

Fonte:G1.com

Começa, a partir de 1º de maio, a campanha de vacinação do gado contra a febre aftosa, no Paraná. Até o dia 31 de maio, todos os bovinos e bubalinos (búfalos) devem ser vacinados. A expectativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento é vacinar 4,3 milhões de cabeças de gado.

Os produtores deverão comprovar a vacinação de todo o gado junto à secretaria até o fim de maio. Os custos pelas doses serão pagos pelos próprios produtores. Quem descumprir estará sujeito a pagar multa de R$ 101,84 por cabeça não vacinada.

Esta é a primeira etapa de vacinação em 2012. A segunda deve ocorrer em novembro. O objetivo do governo ao vacinar todo gado do estado é conseguir a certificação de área livre de aftosa sem vacinação.

Para a secretaria, o caminho até a certificação já está na reta final. O pedido para a vistoria que poderá conceder o certificado ao Paraná será encaminhado após a segunda etapa de vacinação deste ano. A secretaria acredita que com a comprovação de que o rebanho do estado está completamente livre da febre aftosa será mais fácil para se conseguir entrar nos mercados mais exigentes.