Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 05:01:23
Geral

Servidores municipais comprometidos com a Gestão da Qualidade

Servidores municipais comprometidos com a Gestão da Qualidade

27/04/2012

Em novembro de 2011 a Prefeitura de Campo Largo iniciou os trabalhos para receber a certificação ISO 9001. Em menos de seis meses cerca de 52% das etapas já estão concluídas. A metodologia começou no processo de compras e os 70 servidores que desempenham atividades nesta área, receberam treinamentos especializados para exercerem a política da qualidade. A proposta é de continuidade da metodologia para outros setores, o que proporcionará mais eficiência e eficácia nas ações da Prefeitura.
O Secretário Municipal de Administração, Sílvio Diniz explicou que a necessidade de regulamentar os procedimentos surgiu porque, embora os funcionários soubessem das suas rotinas, os serviços não estavam descritos. “Realizamos um mapeamento dos fluxos e percebemos que nem todos procediam da mesma forma. Numa primeira etapa, verificamos que houve significativa redução do tempo nos processos de compras. A partir daí, concluímos que a certificação seria uma consequência natural”, destacou o secretário.
Atualmente, todos os funcionários envolvidos têm a descrição do seu trabalho documentado e com o auxílio da FIEP [Federação das Indústrias do Estado do Paraná] foram desenvolvidos 15 indicadores, que permitem o acompanhamento dos processos e das metas determinadas pela administração. "Uma das metas é reduzir proporcionalmente já este ano 5% do valor gasto com o custeio, em relação às compras do ano anterior”, explica o secretário.
Para Diniz a certificação garante maior qualidade interna para oferecer o que o município precisa: ''Estamos conseguindo um selo consagrado e inquestionável. Garantimos a implantação da cultura da qualidade, diminuição dos prazos, economia, padronizamos os procedimentos e podemos dar continuidade a isso'', salienta.
A certificação ISO 9001 é proposta inédita na gestão da Prefeitura de Campo Largo. A confirmação é anunciada após realização de auditoria interna, prevista para junho deste ano.