Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 05:05:04
Geral

Balsa Nova

27/04/2012

Agricultores de Balsa Nova em encontro sobre cebola

Balsa Nova

27/04/2012

O 22º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, realizado junto com o XXIV Seminário Nacional de Cebola e XV Seminário de Cebola do Mercosul, que aconteceu nos dias 18 e 19 de Abril em Fernando Pinheiros, Irati, reuniu mais de 1.500 pessoas. De Balsa Nova, 22 agricultores e o técnico em Agropecuária Ogair Ferreira, da Emater, estiveram presentes prestigiando e trocando experiência com outros participantes.
A visita foi possível devido à parceria da Emater com a Prefeitura de Balsa Nova, a qual contratou um transporte para todos. Segundo Ferreira, o evento discutiu sobre o mercado de cebola, a expectativa de área de cultivo, preço, cotação na época da colheita, novas maneiras de cultivo e a importância da irrigação na produção de cebola. “Falaram muito sobre a industrialização da cebola. Aumenta a cada dia a alimentação fora de casa e as pessoas querem algo mais prático. Foi conversado sobre o aumento da produção de cebola desidratada para atender esta demanda”, explica Ferreira.
No evento estiveram presentes agricultores, técnicos, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, do Uruguai e Argentina. Foi uma promoção da Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e Prefeitura de Irati, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Iapar, Embrapa e várias outras organizações da iniciativa privada. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, a Emater tem hoje 20 extensionistas lidando com esta cadeia produtiva, atendendo por ano cerca de 30% dos quase seis mil produtores de cebola existentes no Paraná. Em seu discurso, ele falou do compromisso do Governo de ampliar esse atendimento, com a contratação de novos profissionais para a Emater, até o final do ano. “É uma decisão estratégica do nosso Governador, minha e da minha equipe porque percebemos a necessidade de uma presença maior, mais qualificada, de nossos técnicos lado a lado, ombro a ombro, com nossos agricultores”, enfatizou.