Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 04:48:53
Geral

Empresários protestam contra reajuste de 10,3% do piso regional e pedem que Richa retire proposta

Empresários protestam contra reajuste de 10,3% do piso regional e pedem que Richa retire proposta

19/04/2012  Fonte: Banda B

A mensagem governamental que fixa o aumento de 10,32% no salário mínimo praticado no Estado chegou na Assembleia Legislativa (AL) do Paraná nesta quarta-feira (18) e agora começa a tramitar nas comissões internas da Casa, antes de seguir para votação em plenário. O objetivo é que tudo esteja definido antes de 1º de maio, Dia do Trabalhador, quando tradicionalmente o governador do Estado sanciona a lei.

Em uma corrida contra o tempo, os representantes dos setores comercial e industrial tentam pedir uma revisão da proposta ao governador Beto Richa (PSDB). Em carta encaminhada ao Executivo, representantes de Faep, Fecomércio, ACP, Faciap, Fiep e Fetranspar chegam a pedir que o governador desconsidere o índice apresentado pelo secretário estadual do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e que ''os novos pisos sejam compostos à luz da situação econômica de cada setor, evitando desta forma o agravamento da falta de competitividade do Paraná em relação aos outros estados e a possibilidade de uma onda de desemprego''.

Com o aumento, o mínimo regional passa a valer de R$ 781,88 a R$ 902,17, entre as cinco faixas divididas por grupo ocupacional. O aumento deve beneficiar aproximadamente 900 mil trabalhadores, tendo aumento real de 5,1%, além de 4,97% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).