Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:02:13
Saúde

Saíba como proteger a pele durante o verão

13-01-2010

Acnes, manchas, problemas de pele. Saiba como se precaver nesta estação.

Saíba como proteger a pele durante o verão

13-01-2010 

 Ah, o verão! Dias quentes, corpos à mostra em roupas confortáveis, pés descalços, piscina, exposição ao sol. E praia, muita praia. Você tem noção dos efeitos de tudo isso na sua pele? Rosto, braços e pés são os que mais sofrem. Por isso, esteja linda e curta a estação seguindo alguns cuidadinhos simples e que vão deixar sua pele bonita, saudável e bem tratada.


     Banho


     O calor faz a transpiração aumentar e, com isso, tomamos mais duchas. Mas como deve ser o banho no verão e que tipo de sabonete usar? "Os banhos, quando muito freqüentes, devem ter pouco sabão e muita água - ou seja, passe o sabonete apenas em locais como rosto, axilas, nádegas, região genital e pés. Além disso, é bom lembrar que a temperatura da água deve estar apenas morna ou fria", ensina a dermatologista Marcia Ramos e Silva, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 "Para evitar a acne, deve-se reduzir o tempo de exposição ao sol, usar chapéu e filtro solar oil free adequado para pele oleosa"


     A dermatologista Patrícia Schulmann dá outras dicas: "O banho deve ser rápido, sem uso de buchas.     Os sabonetes também podem ser vilões disfarçados, portanto, sabonetes antissépticos usados várias vezes ao dia podem ressecar retirando o manto lipídico natural da pele, bem como interferir na flora bacteriana normal. É melhor usar sabonetes neutros, hidratantes ou que tenham o mesmo pH da pele", diz.


     Oleosidade


     No verão, a pele a fica mais oleosa, principalmente no rosto. "Devido ao calor excessivo, a tendência é ficar mais oleosa. As pessoas que possuem a pele seca não sofrerão tanto", explica Márcia. Mas cuidado com os excessos. "Se a exposição solar for excessiva ou as idas à praia e piscina forem muito freqüentes, o sol, o sal e o cloro poderão ressecar a pele", adverte a médica.


     As temidas espinhas podem aparecer com mais facilidade. "A exposição solar inicialmente dá uma falsa impressão de melhora, por secar as lesões da acne, mas posteriormente o sol produz mais oleosidade por ativar as glândulas sebáceas e promover o espessamento da pele e obstruções. Isso desencadeia a formação de novas lesões de acne", esclarece Patrícia Schulmann. Há solução: "Para evitar a acne, deve-se reduzir o tempo de exposição ao sol, usar chapéu e filtro solar oil free adequado para pele oleosa", aconselha a especialista.


     Tratamentos


     Segundo Marcia Ramos e Silva, o verão não é a época apropriada para tratar manchas, pois a grande maioria dos procedimentos deixa a pele muito sensível à luz solar. É, sim, a época ideal para a prevenção. "A exposição excessiva ao sol leva ao envelhecimento cutâneo precoce, manchas, rugas, lesões pré-cancerosas e até cânceres de pele. Há perda de elasticidade, espessamento e surgimento de rugas na pele, que terá um aspecto amarelado, pálido, com um enrugamento grosseiro e asperezas", alerta.


     Os peelings mais agressivos, especialmente os químicos, são contraindicados nesta época do ano, assim como uso dos lasers que provocam descamação da pele, deixando-a sensível e facilitando o aparecimento das manchas. No entanto, de acordo com as médicas, quem já faz tratamento para manchas pode dar continuidade com peelings que agem mais superficialmente.