Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:28:07
Geral

Transporte escolar

18/04/2012

Prefeitos se reúnem para decidir sobre paralisação do transporte escolar no Paraná

Transporte escolar

18/04/2012  Fonte: Banda B

Prefeitos das 18 regiões do Paraná se reúnem nesta quarta-feira (18) em Curitiba, para discutir se o transporte escolar no estado deve ou não parar. As lideranças municipais reclamam que estão tendo que arcar com as despesas de ônibus para os alunos de escolas estaduais, sem receber a contrapartida do executivo estadual.  Eles afirmam que somente 20% do que é gasto pelo cofre municipal é reembolsado pelo Estado.

Enquanto a reunião acontece na AMP (Associação dos Municípios do Paraná), na Praça Osório da capital, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, mandou paralisar o transporte escolar na região da fronteira em protesto contra o governo de Beto Richa.

Ontem, durante o encontro dos governadores do PSDB no Palácio Iguaçu, Richa já previa a paralisação. “Será uma ação radical. É impulsionada por intriga política. O prefeito de Foz é nosso adversário e por isso resolveu tomar essa atitude”, disse.

Conversa com Richa

Richa ainda comentou que havia conversado com o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, presidente da AMP. Gabão falou à Banda B e comentou a conversa.

“Ele [Richa] disse que entende a situação, mas não apontou nenhuma medida concreta. Queremos negociar. Este dinheiro que não volta para os cofres das cidades falta na hora investir em obras e em outras necessidades municipais”, afirmou Gabão.

Segundo um informe da AMP, os municípios gastam R$ 120 milhões por ano com o transporte e recebem muito menos. Em 2011 foram 58 milhões repassados pela Secretaria de Educação. Ainda de acordo com o informe, para este ano foram prometidos R$ 80 milhões.