17/04/2012
Novo equipamento de ultrasonografia amplia diagnóstico por imagem
17/04/2012
Fonte:Depcom/PMCL
	Os pacientes da rede pública de saúde de Campo Largo terão à disposição um aparelho de alta tecnologia para diagnóstico por imagem. Nesta quinta-feira (12) foi instalado o novo equipamento de ultrassonografia no Núcleo Integrado de Saúde (NIS III), adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde. O investimento foi de mais de R$ 80 mil de recursos próprios do município.
	              O novo equipamento irá ampliar o número e diversidade de exames realizados no NIS III. Até agora quem necessitava do exame de ecocardiograma era encaminhado para hospitais ou laboratórios de Curitiba, com o aparelho este mesmo procedimento será realizado na cidade, com precisão no diagnóstico. “Os resultados serão mais precisos e confiáveis, por o aparelho permitir melhor resolução da imagem. E também nossos pacientes terão mais conforto e comodidade, uma vez que não haverá mais a necessidade de ir até a capital para o procedimento”, explicou a Secretária de Saúde Chrystiane Chemin,
	            Para atender a demanda mais três médicos especialistas utilizarão o equipamento, Dr. Murilo Murata (urologista), Dr. Lucas Gennário (Radiologista) e Dr. Rodrigo de Lazari (cardiologista), além da ginecologista e obstetra Dra. Gisele Garcia Romero.
	Os novos exames que serão possíveis realizar em Campo Largo são:
- Ecografia Obstetrica: tradicional exame que ajuda a controlar o desenvolvimento do feto e a sua localização.
- Ecografia Obstetrica Morfologica: permite uma avaliação pormenorizada da Anatomia Fetal e descrição detalhada de toda formação do feto.
- Ecografia Pélvica via abdominal e transvaginal: considerado um dos principais exames para o diagnóstico de doenças que afetam a saúde da mulher.
- Ecografia de Partes moles: O objetivo é detectar lesões superficiais (partes moles) palpáveis ou detectadas em exame anterior, para caracterizar a natureza das células.
- Ecografia de Prostata via abdominal e transretal
- Ecografia de Vias Urinárias: É o melhor e mais seguro exame das vias urinárias pode ser praticardo também em meninos e mulheres grávidas. É indolor e não produz radiação.
- Ecografia de Abdome total: permite a visualização completa de órgãos como estomago,intestino, rins, etc.
- Ecografia de abdome superior: Compreende a avaliação do fígado, vesícula biliar, vias biliares, pâncreas e baço.
- Ecografia de Articulações: o objetivo é detectar lesões nas articulações (joelhos, dedos, pulson etc)
- Ecodoppler de carótidas: É um método de imagem, que utiliza ultra-som para avaliar em tempo real a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro.
- Ecodoppler de vasos: Assim como o Ecodoppler de cariótidas, o de vazos também avalia o fluxo sanguíneo, a diferença deste é que se destina apenas para todos os vasos (veias e artérias)
- Ecocardiograma: abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            