05/04/2012
O Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) do Governo do Estado reuniu-se na Terça-feira (03) para discutir estratégias para evitar que quadrilhas tenham acesso a artefatos explosivos – como a Dinamite utilizada em assaltos a caixas eletrônicos. O encontro aconteceu no comando da 5ª Região Militar do Exército, e marcou a instalação de uma câmara temática para debater a industrialização, transporte e comércio de explosivos.
Nos três primeiros meses deste ano, uma força tarefa das polícias Militar e Civil prendeu cerca de 20 suspeitos de explodir caixas eletrônicos no Paraná e apreendeu cerca de 77 bananas de Dinamite.
A licença de compra, venda, utilização e transporte de explosivos é concedida pelo Exército. Durante a reunião, foram apresentadas sugestões para a mudança da legislação de fiscalização de produtos controlados.
Além de representantes da Secretaria Estadual de Segurança e do Exército, participaram do encontro membros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, Defesa Civil e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).