23-12-2009
Férias, verão, calor, petiscos, época que os hábitos alimentares são modificados de forma inadequada.
23-12-2009
Férias, verão, calor, petiscos, época que os hábitos alimentares são modificados de forma inadequada, a alimentação errada e sem horários é comum nesse período de férias.
O calor requer cuidados especiais para nos sentimos mais dispostos com saúde, o corpo necessita de um consumo maior de líquidos neste período, para compensar as perdas de água e sais minerais devido ao aumento da transpiração, as necessidades calóricas são diminuídas, pois o corpo gasta menos energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal, então a pedida do verão é optar por alimentos naturais, frescos e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição.
As refeições como café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ser feitas normalmente, em horários programados, é preciso se alimentar bem e de preferência várias vezes ao dia, para evitar grandes quantidades de uma vez só e assim contribuindo para resistir a um dia todo exposto aos petiscos vendidos na praia.
Ficar atento com os alimentos vendidos na praia, é importante saber onde, quando e como foram preparados e verificar se estão sendo conservados de maneira correta mas na maioria da vezes estas informações não estão disponíveis, então tentar optar por alimentos nutritivos e saudáveis, por exemplo os sucos já preparados eles perdem as vitaminas em função do tempo de exposição, prefira frutas in natura e bem conservadas, no caso dos sorvetes além de calóricos possui a gordura hidrogenada, dê preferência ao picolé de fruta, ao invés do refrigerante substitua pela água de coco.
Cuidado com alimentos de fácil deterioração, como os derivados de leite, carne e ovos. O tempo quente favorece o desenvolvimento de microrganismos e a comida preparada com antecedência é a incubadora ideal, devido ao calor intenso eles estragam com maior facilidade.
Os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxiinfecções freqüentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarréia derrubam qualquer um e podem causar desidratação, e ninguém quer este mal.
DICAS:
- Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira;
- Evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são freqüentemente expostos em ambiente que não o refrigerado;
- Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão, pastel e sanduíches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração, e de preferência prepare seu lanche e leve em caixa térmica;
- Medidas simples, como lavar bem as mãos, utensílios e a bancada da cozinha, antes e depois de preparar cada alimento, evitam muitos problemas;
Dra. Ana Lúcia B. Kuroski Nutricionista - CRN8/601. Pós Graduada e Especialista em Nutrição Clínica (UFPR). Atendimento: Centro Médico São Camilo - 3ª e 5ª feiras (outros dias no consultório particular com horário marcado). Fone: 3032-5020.