23/01/2012
Esquema ilegal de venda de carteira de arrais é descoberto em Foz
23/01/2012 Fonte: Globo.com
Um esquema ilegal de venda de carteira de arrais, documento que permite pilotar pequenas embarcações, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi mostrado em uma reportagem do Fantástico de domingo (22). A suspeita é de que dois irmãos comandem o esquema que conta com a ajuda de um militar da marinha em Foz do Iguaçu.
Sem saber que está sendo filmado, um dos negociadores dos documentos fraudados diz que o militar envolvido facilita a obtenção da carteira. “Não é fria, é quente, cara! Você só não faz a prova, cara. Ela é feita dentro da Marinha lá”, conta. O negociador garante que em uma semana a arrais fica pronta. Eles cobram R$ 450 pelos documentos fraudados.
O Comando da Marinha em Foz do Iguaçu abriu uma sindicância interna para apurar o caso. “Já foi aberto um inquérito policial militar e naturalmente ele irá destacar todas a informações necessárias para elucidar os fatos”, afirmou o capitão dos Portos, Alberto José de Carvalho.
Com a carteira de arrais, a pessoa é habilitada a conduzir jet skis e barcos a motor. Assim, o condutor que não é habilitado de forma correta coloca em risco a vida própria vida e a de banhistas.
No último fim de semana, fiscais da marinha inspecionaram pilotos de embarcações no Lago de Itaipu, com a intenção de evitar que alguma ação irresponsável acabe em acidente.