Quinta-feira às 28 de Novembro de 2024 às 03:38:43
Policial

Homicídios

06/01/2012

Número de homicídios diminui 32% em Campo Largo em 2011

Homicídios

06/01/2012

Durante o ano de 2011 a Polícia Civil registrou 37 homicídios em Campo Largo. As vítimas foram 36 homens e uma mulher. A grande maioria destes crimes foi solucionado com a prisão ou identificação dos suspeitos.

O número é 32% menor que em 2010, quando aconteceram 49 assassinatos. O bairro que registrou mais mortes em 2011 foi o Bom Jesus, com cinco vítimas (13%). Outro número que chama a atenção é o de mortes na faixa etária entre 11 e 30 anos, onde 23 pessoas acabaram sendo assassinadas (62%). O mês mais violento foi Novembro, com nove mortes (24%) e o Domingo foi o dia da semana com mais assassinatos, sendo registrados oito casos (21%). Das 37 vítimas, 21 foram mortas a tiros, o que resulta em 56% do total de homicídios.

Nesta edição o Jornal Folha de Campo Largo faz um breve histórico dos homicídios ocorridos durante o ano de 2011 e mostra alguns números.

Janeiro

O primeiro homicídio do ano teve como vítima André Teodoro Pires (25), que foi morto com um tiro na cabeça, na Estrada da Colônia Cristina, via que liga o Conjunto Habitacional Partênope a Barragem do Rio Verde. O crime aconteceu na madrugada do dia 01.

No dia 17 foi registrado o segundo assassinato do ano. Ele teve como vítima Fernando da Silva (22). Ele foi esfaqueado na saída de uma boate na PR-423, no bairro Itaqui e morreu logo depois de dar entrada no Hospital Nossa Senhora do Rocio.

Daniel dos Santos do Nascimento (25) foi a terceira pessoa assassinada em 2011. Ele acabou sendo perseguido e assassinado com tiros nas costas, em um matagal próximo à Rua Presidente Eurico Gaspar Dutra, no bairro Cercadinho. O caso aconteceu na manhã do dia 19.

Fevereiro

Na madrugada do dia 03, Roney Wilian da Silva (19) foi morto a tiros em confronto com policiais militares na madrugada do dia 03. O caso aconteceu na marginal da BR-277, Bom Jesus, logo depois de Roney ser flagrado em um táxi tomado de assalto em Ponta Grossa.

Março

Johnny Maycon Barboza (19) foi encontrado morto, em estado de decomposição, em um matagal, na Rua José Perussolo, no Loteamento Três Rios na tarde do dia 01.

Abril

O sexto assassinato do ano aconteceu no dia 10 tendo como vítima Renato Antunes (24), que foi encontrado morto na Rua Júlio Gorski, Fazendinha. A vítima foi alvejada com três tiros no peito. Os autores foram identificados por policiais civis da DP de Campo Largo. Um deles é fugitivo da Colônia Penal Agrícola.

Maio

No dia 08, o empresário Paulo Augusto Fernandes de Sousa (49) foi sequestrado e morto com cinco facadas, no quilômetro 119 da BR-277, no bairro Jardim Social. O autor do crime, Antonio Luiz Augusto Martins dos Santos (28) foi preso por policiais civis dois dias depois. Eles descobriram que Antonio tinha contra si Mandado de Prisão expedido pela Justiça de São Paulo.

No dia 13 um homem sem identificação foi encontrado morto com ferimentos na cabeça dentro de um poço, em uma casa abandonada, na Rua Ema Taner de Andrade, bairro Ferrari. O corpo foi sepultado no Cemitério Parque São Pedro em Curitiba no dia 16 de junho sem que fosse identificado oficialmente.

Domingos Martins da Cruz  (59) foi morto a facadas e quase degolado, dentro de uma residência, na localidade de Santa Cruz do Rasgado, na zona rural no dia 14. O corpo só foi encontrado três dias mais tarde, data em que o suspeito de ser o autor do crime, Zildo Ribeiro Hartmann (26) foi preso por policiais militares do Grupo Tático da PM. Depois de permanecer cerca de 15 dias preso, Zildo foi colocado em liberdade através de Alvará de Soltura expedido pela Justiça.

Junho

Faleceu no dia 21 no Hospital Evangélico em Curitiba, o pedreiro Carlos Alexandre dos Santos Tomaz (24), que era morador da Vila Dom Pedro.

No dia 13, Carlos havia sido alvejado com cinco tiros no peito que foram detonados por dois homens que estavam encapuzados e o abordaram em frente a sua casa.

Julho

No dia 15 Adriana Sirineu dos Santos (30) foi encontrada morta por estrangulamento em um carreiro próximo à PR-423, Jardim Itaqui.  O suspeito em ser o autor do crime, Wilson Adriano Mendes (36), foi preso no dia seguinte por policiais civis da DP local, quando jogava sinuca em um bar da região do Itaqui. Além de matar a mulher, Wilson roubou R$ 90,00 que ela carregava. Ele adquiriu algumas pedras de Crack com o dinheiro e consumiu a droga na companhia de dois amigos.

Na manhã do dia 23, Djone dos Santos (20) foi executado com seis tiros, na frente de uma mercearia, na esquina das ruas Mato Grosso e Silvio Dallagrana, Ferraria. Os três autores do crime foram identificados por policiais. Eles ocupavam um Honda Civic de cor branca.

Agosto

Na tarde do dia 01, Gerson Ribeiro da Costa (31) acabou sendo com três tiros na cabeça, na Rua Dom Pedro II, Centro. O autor do crime Menegildo de Oliveira Telles (38), que seria integrante do PCC – Primeiro Comando da Capital foi preso por policiais civis e militares no dia seguinte na casa da ex-mulher de Gerson, com quem estava tendo um caso.

Baleado na noite do dia 01, na entrada de casa, na Rua Apóstolo Pedro, no bairro Cristo Rei, Valdirlei de Sá (35) morreu logo depois de dar entrada no Hospital Nossa Senhora do Rocío. Os três suspeitos de terem participado do crime foram identificados e estiveram na DP local prestando depoimento, três dias mais tarde.

No dia 05 John Eduard da Costa Maneira (20), assassinado com cinco tiros de pistola, na cabeça e no ombro, na Rua José de Paiva Vidal, Aparecida, quando encontrava-se no interior de seu Renault Clio.
No dia 11, Higor Tiago Roseira do Nascimento (17) foi encontrado morto num carreiro que liga a Vila de Lourdes à Vila Bancária. Ele foi alvejado com quatro tiros de revólver calibre 38. A arma foi encontrada a cerca de 50 metros do crime.

O décimo oitavo crime do ano foi o de maior brutalidade, pois teve como vítima o pequeno Gustavo Karvat Franco da Silva - 1 ano e 9 meses. A criança foi encontrada morta no dia 12 em um berço no interior da casa onde morava com os pais na rua Rua Vitória, no bairro Rivabem. A vítima apresentava escoriações pelo corpo, além de ter afundamento no crânio.

A suspeita em ser autora do assassinato, Vanessa Karvat Cavalheiro da Silva (25), mãe de Gustavo, foi presa no dia 16, quando procurava um advogado ao lado do marido, que também foi indiciado no crime.
João Antônio de França Costa  (40) foi assassinado com um tiro na cabeça e teve o corpo parcialmente carbonizado, numa estrada rural da localidade do Bolinete, Ferraria no dia 21.
 

Setembro

Na madrugada de 17 de Setembro, Rangel Luiz Radicheski  (33) foi morto a tiros que lhe atingiram a cabeça e o pescoço. O crime aconteceu na Rua Castro Alves, Vila Bancária.

Dirceu Kapczek  (38) foi esfaqueado na cabeça, na manhã do dia 18, na Travessa Vitória, no Jardim Iara. Ele morreu a caminho do Hospital Nossa Senhora do Rocio. Os suspeitos de cometerem o crime, Thiago Kapczek Coelho (19), sobrinho “adotivo” da vítima e um adolescente de 17 anos, foram presos horas mais tarde por policiais militares.

Na tarde do dia 22, Eraldo Paes de França (21) foi localizado dentro da Represa do Rio Verde. O jovem, que havia desaparecido após uma confusão em frente a uma boate no Bom Jesus no dia 16 daquele mês, foi alvejado com um tiro na testa. Os autores do crime foram identificados por policiais que solicitaram ao Poder Judiciário as suas prisões preventivas.

Outubro

George Quintana da Silva (18) foi encontrado morto. Ele teve o rosto desfigurado a pauladas e tijoladas. O caso aconteceu em um matagal no final da Rua C, próximo à BR-277, no Jardim Emília no dia 01. Os suspeitos da autoria do crime, Cleverson Camargo (22) e Fábio Camargo Beira (22) foram presos no mesmo dia por policiais militares e civis.

Na noite do dia 02, Vinícius da Silva Ramos (21) foi morto a tiros no pátio de um posto de combustível, na Avenida Bom Jesus, bairro Bom Jesus. Um dos suspeitos da autoria do crime, Cleverson Lopatko (24), foi preso por policiais militares no dia 10 de Dezembro, portando um revólver calibre 38 e nove projéteis intactos. Contra ele existia um Mandado de Prisão em aberto.

No dia 03, Ângelo dos Reis (32) foi encontrado morto, vítima de pedradas, no final da Rua Engenheiro Tourinho, Centro. O suspeito em ser o autor do crime foi identificado e preso no dia 25 de Outubro pela Guarda Municipal. Mesmo confessando o crime ele foi colocado em liberdade pela Justiça.

Jorge Siqueira Celio (28) foi assassinado com um tiro, em frente de um bar, na Rua Antônia Sobral, no Jardim Itaqui na tarde do dia 16. O suspeito de ter cometido o crime foi identificado e trata-se de um foragido da Colônia Penal Agrícola, que era ex-marido da atual companheira de Jorge.

No dia 23 Edson Luiz dos Santos (30) acabou sendo morto a golpes de faca na rua Joaquim Celestino Ferreira, entre o Conjunto Habitacional Águas Claras e o Jardim Esmeralda. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, onde não resistiu. Os envolvidos no caso, que são três irmãos, foram identificados pela Polícia.

Novembro

Ilbert Moura de Souza (16) foi baleado na cabeça, na noite do dia 05, próximo a um bar, na Rua Antônio Otacílio de Oliveira Pacheco, no Jardim Florestal, em Campo Largo. Ele morreu a caminho do Centro Médico Hospitalar.  Os suspeitos de cometerem o crime, Anderson Diego Cirineu dos Santos (19) e um adolescente de 16 anos, foram presos no Domingo (06) pela Polícia Militar.

Na madrugada do dia 06 Fernando José Coitinho (22) foi executado com tiros no peito, cabeça e braços, no interior de sua casa na Travessa da Curva, Bom Jesus. No dia 24 de Novembro policiais civis prenderam Thiago Lucas Partica (25) como suspeito de ser o autor do crime. Contra ele existia um Mandado de Prisão expedido pela Justiça.

João Paulo Camargo França (19) foi degolado, em um matagal às margens do quilômetro 24 da PR-423, no Jardim Novo Horizonte, em Campo Largo. O seu corpo foi localizado na manhã do dia 07. Suspeitos de terem participação no crime estiveram na DP prestando depoimento, mas negaram a autoria do homicídio.

Cristiano Gonçalves de Paula (17) foi assassinado a facadas, na Rua 3, no Jardim Meliane, em Campo Largo na madrugada do dia 12.Os suspeitos do crime, Fernando de Oliveira da Silva (27) e Jeferson Julio Padilha (18), foram presos por policiais civis e militares na madrugada do dia em que o crime aconteceu.

Acir das Neves Borges de Morais (40) e um homem de 30 anos foram mortos a pauladas, no bairro Bom Jesus, na noite do dia 17. O suspeito em ser autor do duplo homicídio, Nilton Cézar Alves (38) foi preso pela Guarda Municipal e encaminhado à DP.

Na madrugada do dia 18 Marcos Barbosa (31) foi assassinado a tiros que atingiram seu peito e cabeça. O crime aconteceu na esquina das ruas Pedro Magatão e Epaminondas Bulow, no Loteamento Itaboa.
José Rodrigues de Freitas (57) faleceu no dia 21 no Hospital Nossa Senhora do Rocio, onde estava internado desde o dia 15. Ele foi vítima de agressão no interior de um bar em Bateias.

Mário Fagundes (39) morreu no dia 23 de novembro no Hospital Nossa Senhora do Rocio. Segundo familiares, Mário havia sido agredido na localidade de Santa Cruz, interior do município e foi socorrido pelo Helicóptero da PRF.

Dezembro

O segurança Sebastião Tomaz (40) foi morto com sete tiros à queima-roupa, quando se deslocava de casa para o trabalho. O caso aconteceu na rua Cinco, Vila Santa Ângela, Ferraria, na noite do dia 19.
Rodolfo Santiago Peixe (23) foi baleado na madrugada do dia 24, em frente a uma casa noturna, na Rua Dom Pedro II, Centro. Ele morreu em seguida no Centro Médico Hospitalar. O suspeito em ser o autor do assassinato, um adolescente de 17 anos foi apreendido um dia por depois com um revólver calibre 38 por policiais militares no Botiatuva.
 

Estatística dos Crimes em Campo Largo em 2011

Faixa Etária das vítimas
00 A 10 ANOS - 01
11 A 20 ANOS - 09
21 A 30 ANOS - 14
31 a 40 ANOS - 10
41 a 50 ANOS - 01
51 a 60 ANOS - 02

Sexo das vítimas
Homens – 36
Mulheres – 01

Meios empregados nos crimes
Disparos de arma de fogo – 21
Arma branca – 06
Outros meios – 09
Arma de fogo e arma branca – 01

Números de homicídios por mês
Janeiro - 03
Fevereiro - 01
Março - 01
Abril - 01
Maio - 03
Junho - 01
Julho - 02
Agosto - 06
Setembro - 03
Outubro – 05
Novembro – 09
Dezembro – 02

Dias da Semana que aconteceram os crimes
Domingo - 08
Segunda-feira - 07
Terça-feira -02
Quarta-feira - 02
Quinta-feira - 06
Sexta-feira - 05
Sábado - 07

Bairros onde aconteceram os crimes
Bom Jesus - 05
Ferraria - 03
Centro - 03
Jardim Itaqui - 02
Partênope - 02
Águas Claras - 01
Aparecida - 01
Bateias - 01
Cercadinho - 01
Cristo Rei - 01
Fazendinha - 01
Ferrari - 01
Itaboa - 01
Itaqui - 01
Jardim Emilia - 01
Jardim Iara - 01
Jardim Meliane - 01
Jardim Social - 01
Novo Horizonte - 01
Rio Verde - 01
Rivabem - 01
Santa Cruz - 01
Santa Cruz do Rasgado - 01
Três Rios – 01
Vila Bancária - 01
Vila de Lourdes - 01
Vila Dom Pedro - 01

EM BALSA NOVA HOUVE UM HOMICÍDIO
Genivaldo Freitas Bueno (18) - Assassinado com três tiros no peito, no quintal de uma residência, na Rua David Fay, no Jardim Serrinha, em Balsa Nova
Quarta-feira de manhã (05/01)