Domingo às 11 de Maio de 2025 às 07:39:13
Saúde

Ossos

19-08-2011

Como está a saúde de seus ossos?

Ossos

19-08-2011

Embora muitas pessoas acreditem que os ossos sejam estruturas sólidas e estáticas, eles se constituem de um tecido vivo, constantemente renovado. Os ossos dão suporte aos músculos, protegem órgãos vitais e armazenam o mineral cálcio, que é essencial para as funções orgânicas. A infância e a puberdade são fases em que há grande acréscimo de tecido ósseo.

Mas, para quem acredita que não há mais tempo para deixar os ossos fortes e saudáveis, uma boa notícia: o pico de massa óssea se dá em torno dos 25 aos 35 anos de idade. Em que consiste o pico de massa óssea?

Este "pico" nada mais é do que a máxima densidade e força que o osso consegue atingir, através da estocagem de minerais. Ele está relacionado às ingestões de alimentos ricos em cálcio e ao desempenho de atividades físicas.
O pico de massa óssea é maior em homens que em mulheres, devido ao maior tamanho do esqueleto. Além disso, a densidade óssea é maior em negros e hispânicos, que em brancos e asiáticos.

Quem está na faixa de idade de 25 a 35 anos e se preocupa com a saúde, deve aproveitar para "arrecadar" o máximo de cálcio possível, através de uma alimentação rica neste mineral. Leite e derivados, vegetais verde escuros, peixes enlatados com espinhas e algumas oleaginosas (como gergelim e amêndoas) são as principais fontes.

Perdas de massa óssea

Por volta dos 40 anos, a massa óssea começa a diminuir. Com o envelhecimento, o cálcio que é perdido deve ser reposto diariamente, para manter a homeostase (controle) do organismo. Quando a ingestão de cálcio é insuficiente, ou seja, há baixo consumo dos alimentos fontes, a homeostase é mantida pela retirada desse mineral dos ossos, a fim de manter sua concentração em níveis normais. A ação de hormônios é um dos fatores responsáveis pelo controle da homeostase do cálcio. Com a idade, essa ação torna-se menos eficiente.
A mais comum e conhecida patologia associada à perda óssea é a osteoporose. A mesma trata-se de uma doença na qual os ossos vão ficando cada vez mais frágeis e quebram-se com muitafacilidade.
Como prevenir a osteoporose

Pratique exercícios físicos diariamente (conforme indicação médica) (andar, correr, dançar): este hábito é determinante para uma boa saúde dos ossos e para evitar doenças em idades mais avançadas; Consuma alimentos ricos em vitamina D. Ela está presente no óleo de fígado e de peixe, na manteiga e na gema do ovo. Esta vitamina ajuda o cálcio da alimentação a ser absorvido no intestino; (cuidado para pessoas com colesterol aumentado)Tome sol, mas claro, com moderação: Os raios ultravioletas ajudam na obtenção da vitamina D pelo organismo e conseqüentemente, na fixação do cálcio no organismo; Lembre-se: o fumo e o álcool têm efeitos tóxicos sobre os ossos, o que os tornam, portanto, fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose.