Sexta-feira às 10 de Maio de 2024 às 06:47:56
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre abandono de animais que tem aumento no período das férias

Campanha Dezembro Verde busca conscientizar sobre abandono de animais que tem aumento no período das férias

Com a chegada dos meses de dezembro e janeiro, o número de cães e gatos abandonados nas ruas tem aumento significativo. Férias estendidas e falta de tempo e espaço para os animais são alguns dos fatores que levam os tutores a abandonarem os pets. Uma atitude igualmente comum nesse período é deixar os animais sozinhos no lar durante as viagens.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem em torno de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Somente no bimestre de dezembro e janeiro, cerca de 4 milhões de animais são abandonados, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtores para Animais de Estimação (ABINPET).

Na tentativa de conscientizar a população sobre esse tema, foi criada a campanha “Dezembro Verde”. A campanha também abrange os transtornos causados pelos animais soltos em vias públicas como: acidente de trânsito, disseminação de doenças, mordeduras ocasionadas por cães e poluição das ruas através de animais que reviram o lixo domiciliar.

Cuidado ao presentear com animais

É comum as pessoas presentearem familiares e amigos com filhotes de cães ou gatos. Mas antes disso, é preciso saber se essa pessoa está disposta a ter um bichinho, se tem tempo para dedicar a ele, espaço e condições financeiras. É preciso saber também se não têm alergias ao pelo do animal. Um cão ou gato pode viver 15 anos, ou mais, em média. Por isso, antes de presentear, é preciso conversar com a pessoa se existem condições físicas, materiais e emocionais de cuidar, e também refletir se a longo prazo será capaz de manter esse compromisso.

Como ajudar os animais abandonados?

Caso não seja possível resgatar e adotar o animal abandonado, pode ser oferecido a ele um lar temporário, até que encontre novos tutores. O primeiro passo é resgatar o animal com cuidado, tentar uma aproximação cautelosa e levá-lo ao veterinário. Será preciso verificar a saúde do animal. O ideal também é aplicar todas as vacinas que faltam e castrar para prevenir contra futuras doenças e controlar o número de cães abandonados nas ruas.

Após ele estar saudável para uma futura adoção, começa a divulgação e escolha de futuros adotantes.Também é importante escolher bem a pessoa que irá adotar o cachorro. Saber se ela tem tempo, condição financeira e outros pré-requisitos para levá-lo embora. O pet precisa de um lar fixo, além da saúde e bem-estar garantidos. Por isso a adoção precisa ser responsável.

Abandono é crime. Saiba como denunciar

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato. A Prefeitura de Campo Largo disponibiliza dois canais para os cidadãos denunciarem anonimamente e contribuirem com a proteção dos animais, os números 153 (GM) e 156 (Centro de Atendimento ao Cidadão).