Sabado às 15 de Junho de 2024 às 08:32:05
Saúde

Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa

Os leitos ficarão disponíveis durante os próximos meses, a fim de otimizar o fluxo e a capacidade assistencial na região.

Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (29) a ativação emergencial de 14 leitos clínicos no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, para pacientes com dengue. Os leitos ficarão disponíveis durante os próximos meses, a fim de otimizar o fluxo e a capacidade assistencial na região. Eles foram instalados no espaço de Pronto Atendimento da unidade, permitindo a realização de hidratação constante de pacientes.

"Dentro do monitoramento epidemiológico no Estado, temos registrado um aumento de casos nos Campos Gerais, sobretudo nas últimas semanas. Por isso, tomamos essa decisão, anunciada em parceria com a UEPG, para reforçar a estrutura hospitalar de Ponta Grossa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Naturalmente, seguimos com o apelo de conscientização a toda população para que se torne uma parte ativa no combate à dengue. A eliminação de focos do mosquito possui um papel central nessa luta”, complementou.

De acordo com o diretor administrativo dos HUs, Simonei Bonatto, essa abertura é uma forma de atuar em conjunto com a rede da 3ª Regional de Saúde. “Os leitos serão destinados para o atendimento de pacientes que possuam um quadro mais moderado, que necessitem de hidratação endovenosa. Serão regulados exclusivamente pela Central e apenas para casos confirmados da doença, atendidos previamente nas UPAs”, disse.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou a importância da medida na qualidade assistencial ofertada, ao afirmar que são leitos de ampliação, de expansão, que visam principalmente dar o conforto para as pessoas que estão sofrendo com a dengue. “Os pacientes não receberão o tratamento em cadeiras, mas em camas novas, numa área que está sendo ampliada para o atendimento dentro do HU”, destacou.

O último boletim de dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na terça-feira (23) da semana passada, contabiliza 260.517 casos confirmados no Paraná e 171 mortes pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 30 de julho de 2023 e segue até julho de 2024.