Sexta-feira às 10 de Maio de 2024 às 08:55:44
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Educação avalia ano letivo de 2023 e divulga calendário escolar de 2024

Mais um ano letivo entra na reta final. Conforme o calendário de 2023, as aulas serão encerradas na próxima sexta-feira (22) para todos os estudantes dos centros municipais

Educação avalia ano letivo de 2023 e divulga calendário escolar de 2024

Mais um ano letivo entra na reta final. Conforme o calendário de 2023, as aulas serão encerradas na próxima sexta-feira (22) para todos os estudantes dos centros municipais de Educação Infantil, escolas municipais e educação para jovens e adultos – anos iniciais. O calendário letivo de 2024 inicia no dia 05 de fevereiro, com estudo, planejamento e conselho de classe para os profissionais da Educação e com retorno das aulas no dia 07 de fevereiro. As férias de inverno acontecerão entre os dias 05 de 24 de julho e o término do ano letivo no dia 16 de dezembro.

A Folha conversou com a secretária de Educação do município, Dorotéa Stocco, que avaliou o ano de 2023 como sendo de muito trabalho desenvolvido pela Secretaria e muitos projetos colocados em prática. “Foi um ano muito produtivo, que proporcionou trabalho pedagógico em sala de aula, desenvolvimento de projetos, capacitação dos professores e com resultados muito bons, com muitas oportunidades. Inclusive os professores tiveram a possibilidade de fazer o curso de mentoria, onde oportunizamos a revisão de conteúdos específicos para os nossos gestores, visando uma melhor administração, avaliação, segurança, liderança e comunicação dentro das escolas. Tivemos ainda um envolvimento muito grande das famílias, o que é essencial no processo educacional de uma criança.”

Destaca a grande participação da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho Escolar e ressalta que já foram realizadas as últimas reuniões, com a prestação de contas e falou sobre a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Campo Largo, na qual foi possível apresentar as ações realizadas pela SME.
“Na Educação Especial tivemos todas as necessidades atendidas, olhando o estudante conforme a sua realidade e verificando o que ele realmente precisa. Para 2024 termos um estudo sobre ações que venham facilitar o trabalho do professor”, diz.

Sobre o transporte escolar, a secretária diz que continuará existindo para os estudantes que não possuem instituições escolares próximos de casa - conforme a Lei, e para estudantes de instituições especiais. O custo diário do transporte escolar é de R$ 75.882,84 e são transportados 7.713 estudantes – sendo 3.579 da rede municipal e 4.139 da rede estadual, com custo diário por aluno de R$ 9,84, conforme dados da SME.

“Na Educação Infantil estamos zerando a fila por vagas. Todas as crianças cadastradas e que optaram por locais próximos de suas casas, aceitaram e estão matriculadas. Algumas preferiram esperar pelas instituições centrais, por conta do trabalho dos pais e responsáveis. No mês de fevereiro devemos ter um novo cadastro”, diz.
Sobre o chamamento de professores, Dorotéa comenta que 240 profissionais foram chamados para apresentar documentação no início de dezembro e assumirão até o dia 22, deixando o quadro completo para 2024. Os chamamentos para educador e auxiliar de Educação Infantil devem ser realizados em fevereiro.

Projetos e programa
Entre os projetos realizados, Dorotéa destaca a parceria com o Sebrae, abordando o empreendedorismo, onde os profissionais receberam capacitação, os alunos fizeram atividades em sala de aula com apoio de livro didático e finalizaram realizando feirinhas internas, com produtos próprios – feitos a partir de materiais recicláveis – e arrecadação de itens usados em bom estado. O valor das vendas foi revertido em benefício dos próprios alunos.

Falou ainda do Proerd – com a formatura de 645 estudantes de dez escolas municipais – com aulas ministradas pela policial Eliane; IFKids, que trabalhou com o idioma Inglês, resultando em uma apresentação de dez músicas dos alunos da Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi na Casa da Cultura. Para 2024 ainda terá o projeto União Faz a Vida, uma parceria com o Sicredi, voltado para a Educação Infantil e comemorou a Noite dos Ritmos e o Dia do Artista Especial.

“Foram projetos muito bem estruturados pedagogicamente e que acrescentaram muito aos nossos estudantes. Foi um ano de muito aprendizado e crescimento”, diz.
A educação de jovens e adultos foi realizada neste ano na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade e na Escola Vereador José Andreassa. Em 2024, as matrículas do EJA acontecerão no mês de fevereiro, com a possibilidade de aulas no Centro e no bairro – dependendo do número de alunos.
O ponto alto do ano foi o programa Leitura Mágica, trabalhado em todas as instituições, por meio do desenvolvimento de atividades e incentivo à leitura em sala de aula e em casa. “A leitura em família precisa voltar. Nós entregamos uma sacola com um livro em determinado dia da semana e a criança levou para casa. Agora no final do ano, eles ganharam alguns para suas bibliotecas particulares. São livros excelentes, best sellers, que oportunizaram momentos em família. O Leitura Mágica é agora um programa da Secretaria de Educação, portanto continua em 2024.”

Novas escolas e reformas
Dorotéa conta que muitas escolas estão em processo de projetos, adequações e reformas, nos mais variados bairros da cidade. “Em fevereiro teremos a entrega da reforma realizada no Reino da Loucinha, que teve todas as demandas atendidas, e inclusive já estão transferindo alguns materiais do Bom Jesus, onde estava locado. Estamos aguardando ainda a data da entrega da Escola Municipal Anderson Paulart Junior, no Botiatuva, que deve acontecer entre fevereiro e março de 2024. No interior também estamos aguardando a data para a entrega do novo Cemae Augusto Pires de Paula”, finaliza.