23-04-2011
Cocel regulariza rede de energia elétrica para
famílias do Jardim Itaqui.
23-04-2011
No último Sábado, 16, uma pequena comunidade residente no Jardim Itaqui recebeu a visita do diretor-presidente da Companhia Campolarguense de Energia - Cocel, Udo Schmidt Neto, que tratou da regularização do fornecimento de energia em 14 casas.
No local foi criado há quatro anos um condomínio horizontal, que somente agora está sendo regularizado nos órgãos competentes. A Cocel segue as resoluções da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, que podem ser atualizadas e modificadas ao longo dos anos.
No local onde agora está sendo providenciado o fornecimento de energia de forma legal, conforme a regularização providenciada pelos moradores, existia apenas uma entrada de energia regularizada. Desta única entrada eram realizadas ligações para as outras moradias, onde a energia chegava sem a qualidade necessária, também trazendo riscos às famílias - como curtos-circuitos que poderiam resultar em incêndios com grandes proporções, uma vez que algumas casas são construídas com madeira.
Os moradores agradeceram a regularização que está sendo feita ao diretor Udo Schmidt. As famílias explicaram-lhe que quando mais de um morador ligava o chuveiro ao mesmo tempo a energia caía em todas as casas do condomínio. As casas mais distantes da entrada padrão possuíam uma tensão de energia muito fraca - uma vez que estas ligações eram realizadas sem a permissão e a supervisão da Cocel, e não obedeciam as normas técnicas que garantem qualidade e segurança na ligação. Outro motivo de satisfação para moradores é que enfim cada família terá uma fatura de energia individualizada, sabendo exatamente quanto foi seu consumo mensal.
Udo Schmidt esclareceu aos moradores que somente após os procedimentos buscando a regularização do imóvel a Cocel pode atender ao pedido de extensão de rede. Para Udo Schmidt, "é de grande importância para Cocel buscar a regularização do fornecimento de energia em todas comunidades, desde que dentro dos padrões e atendendo as resoluções da Aneel, pois somente assim os moradores passam a receber energia de qualidade e diminuem os riscos de acidentes que poderiam trazer sérios prejuízos à todos". O presidente da Cocel também ressalta que "é muito importante que os proprietários de terrenos que querem lotear, criar condomínios, subdividir áreas, devem primeiro procurar a Prefeitura Municipal de Campo Largo e demais órgãos responsáveis, pois somente assim a cidade pode crescer de forma organizada, com qualidade de moradia e ser atendida pela Cocel da melhor maneira
possível".