Sabado às 19 de Julho de 2025 às 10:53:53
Política

Diretores da Cocel reúnem-se com Ministro de Minas e Energia

Diretores da Cocel reúnem-se com Ministro de Minas e Energia

23-04-2011

Na Quarta-feira, 20, parte da diretoria da Companhia Campolarguense de Energia - Cocel participou de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília. Udo Schmidt Neto, presidente da Companhia, e Gerson Gabardo, diretor técnico, trataram da renovação da concessão para distribuir energia. Também esteve presente no encontro na capital federal o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, a senadora Gleisi Hoffmann, Heuler Martins, assessor do deputado federal João Arruda e representantes de outras distribuidoras de energia.

A Cocel faz parte da Abratemp Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica de Pequeno Porte. A Associação proporciona a troca de experiências entre as concessionárias, e também unir forças para conseguir junto à Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL o entendimento de que as alterações na legislação do setor devem levar em conta que o funcionamento das pequenas concessionárias tem particularidades que precisam ser levadas em conta.

Algumas concessões das concessionárias de pequeno porte encerram-se em 2015, e por isso já é preciso começar a tratar da renovação. Udo Schmidt Neto lembra que para o consumidor é muito vantajoso que estas concessionárias continuem atuando, pois o atendimento aos consumidores é muito melhor e diferenciado. O presidente da Cocel cita a pesquisa de satisfação realizada anualmente pela ANEEL com consumidores de todas as concessionárias para confirmar que a satisfação de quem é atendido pelas pequenas concessionárias é maior que a dos que são atendidos pelos grandes grupos.

Em 2010, 64,87% dos consumidores da Cocel estavam satisfeitos, enquanto 62,22% estavam satisfeitos com a vizinha Copel (Companhia Paranaende de Energia - que atende a maior parte do Estado)", completa Udo Schmidt.

A renovação das concessões é tarefa da ANEEL e do Ministério de Minas e Energia, e todos os contratos estão sendo analisados. Udo Schmidt contou que o ministro Lobão mostrou-se pessoalmente favorável à renovação das concessões das pequenas concessionárias, embora ainda não possa dar uma resposta oficial ou garantir a renovação às empresas.

A senadora Gleisi e o gabinete do deputado federal João Arruda colaboraram para a realização da reunião dos representantes das concessionárias com o ministro Lobão. A senadora deu destaque ao encontro em seu site oficial.