06-04-2011
Proposta do governo para aumento do mínimo regional é fixada em 6,9%
06-04-2011
O reajuste do salário mínimo regional do Paraná proposto pelo governo foi de 6,9%. O anúncio foi feito nesta terça-feira (5) pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A proposta deve chegar para a apreciação dos parlamentares nos próximos dias. De acordo com o deputado, o aumento foi discutido entre o Governo do Estado, centrais sindicais e federações patronais.
"Este é o mesmo percentual de reajuste proposto pelo governo federal, além disso, o menor salário mínimo regional do Paraná ficará 30% acima da média nacional e o maior mínimo deve superar o nacional em 50%", afirmou Traiano.
Contraponto
Na manhã desta terça-feira, foi realizada no plenarinho da Assembleia, uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo foi justamente discutir o que seria feito diante da proposta do mínimo regional, que até então não tinha sido apresentada definitivamente pelo governo.
"A assessoria econômica do PT fez um estudo e considerou que o reajuste do mínimo regional deve ser de 14,84%. Apresentamos esse valor na reunião que contou com a participação de representantes das centrais sindicais e das federações patronais. Tão logo essa proposta chega a ALEP, devemos fazer algumas emendas para beneficiar os trabalhadores, principalmente aquelas que não tem uma categoria organizada para reivindicar aumentos salariais", afirmou o deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.
Fonte: Banda B