15-03-2011
Policiais civis apreenderam na manhã desta terça-feira (15), no Botiatuva, materiais que seriam usados na confecção de balões.
18-03-2011
Policiais civis apreenderam na manhã de terça-feira (15), materiais que eram utilizados na confecção de balões, além de um balão com cerca de 10 metros e uma bandeira com mais de 15 metros de cumprimento, a qual seria afixada no balão. Os objetos estavam escondidos em algumas residências no Jardim das Acácias, Botiatuva. Um homem acabou sendo detido e foi encaminhado à Delegacia.
Segundo os policiais civis (Elizeu, Nielson e Alexandre), que participaram deste trabalho, na segunda-feira, eles foram até o bairro onde localizaram no interior de uma casa um balão escondido num guarda roupas. Como o proprietário da moradia não se encontrava no local, eles entregaram uma intimação para que ele se fosse até Delegacia de Polícia Civil no dia seguinte.
Na terça-feira, o homem se apresentou na DP e levou os policiais de volta ao Jardim das Acácias, e apontou onde os materiais estavam escondidos em diversas moradias. Entre os objetos apreendidos estão: um liquinho, varas, rolos de fitas adesivas, barbantes, latas de cola, estiletes, entre outros materiais. Também foram localizados alguns desenhos de balões, que provavelmente seriam fabricados nos próximos dias.
Todo o material foi encaminhado à delegacia, para onde o homem também foi levado. Após prestar depoimento e ser indiciado pela Lei de Crimes Contra o Meio Ambiente (Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998) ele acabou sendo colocado em liberdade. Caso seja considerado culpado, ele pode ser condenado a uma pena de um a três anos de detenção, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.