O candidato a deputado estadual Jean Naiser (Podemos) participou da sabatina promovida pela OAB Campo Largo e pela Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), nesta quarta-feira (23).
Na apresentação inicial, Naiser destacou sua trajetória profissional e afirmou que representa uma alternativa à política tradicional. Segundo ele, sua atuação política começou em 2010, motivada pelo desejo de promover mudanças na forma de fazer política. “Eu venho lutando, no bom sentido, por uma política diferente na cidade de Campo Largo desde 2010”, afirmou.
Jean Naiser tem 49 anos, é pai de quatro filhos, formado em Logística e Planejamento com ênfase em Gestão de Pessoas, professor de Educação Física e empresário. Também atuou em projetos sociais ligados ao esporte e integrou o Exército Brasileiro como oficial da reserva. “Eu sinto uma vontade real de poder fazer a diferença. Vejo essa oportunidade como uma chance de representar as pessoas de uma forma diferente”, declarou.
Saúde é apontada como principal bandeira
No primeiro bloco da sabatina, voltado à saúde, Naiser foi questionado sobre como pretende atuar junto ao Governo do Estado para reduzir filas de consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O candidato afirmou que conhece a realidade enfrentada pelos usuários da rede pública e classificou a saúde como sua principal bandeira. “Eu sou usuário do SUS e sei das dificuldades. Essa é a minha principal bandeira”, disse.
Durante a resposta, Naiser citou a estrutura hospitalar existente em Campo Largo e defendeu uma maior integração entre o município e os hospitais instalados na cidade. “Hoje nós temos o maior hospital da América Latina em Campo Largo e, muitas vezes, o campo-larguense fica esquecido”, afirmou.
Como proposta, o candidato sugeriu a criação de mecanismos que ampliem o acesso da população local aos atendimentos realizados na cidade, por meio de parcerias entre o poder público e as instituições hospitalares. “A ideia é trabalhar junto com o município e buscar soluções para que o campo-larguense não precise, muitas vezes, ser deslocado para outras cidades para receber atendimento”, declarou.
Naiser também defendeu a ampliação da atenção aos idosos e citou a necessidade de discutir a criação de uma estrutura específica para atendimento geriátrico. “Nós temos pediatria e outras especialidades, mas precisamos olhar com mais atenção para os nossos idosos”, afirmou.
Segurança pública e reforço do efetivo
Ao responder sobre segurança pública, o candidato destacou a necessidade de ampliar o efetivo das forças de segurança e fortalecer a integração entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
Segundo Naiser, a dimensão territorial de Campo Largo exige uma atenção especial por parte do Estado. “Campo Largo é um dos maiores municípios do Paraná em extensão territorial. O interior muitas vezes acaba sendo esquecido e precisa de mais atenção”, afirmou.
O candidato elogiou o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e defendeu a continuidade dos investimentos em tecnologia e monitoramento. “Se tratando do Ciosp, é um elogio que eu faço porque funciona muito bem”, declarou.
Para Naiser, o fortalecimento da segurança passa principalmente pela escuta dos profissionais que atuam diariamente na área. “A gente precisa ouvir esses profissionais, entender quais são as necessidades deles e, a partir disso, buscar recursos para melhorar as condições de trabalho e a segurança da população”, disse.
Desenvolvimento econômico e apoio aos empreendedores
No bloco sobre desenvolvimento econômico, Jean Naiser destacou sua experiência como empresário e relatou preocupação com o fechamento de empresas e estabelecimentos comerciais.“Me assusta passar pelo centro de Campo Largo e ver tantas portas fechadas”, afirmou.
Segundo o candidato, muitos empreendedores relatam dificuldades para manter os negócios e sentem falta de maior proximidade do poder público. “O empresário, o comerciante e o microempreendedor precisam ser ouvidos. Muitas vezes o poder público aparece apenas para fiscalizar, mas não para entender as dificuldades enfrentadas por quem gera emprego e renda”, declarou.
Naiser afirmou que pretende atuar como interlocutor entre empresários e governo estadual, levando demandas dos diferentes setores econômicos para discussão na Assembleia Legislativa. “É através dessa aproximação entre o poder público e quem empreende que a gente vai conseguir fazer com que as famílias cresçam e tenham mais oportunidades”, disse.
Durante a resposta, ele também mencionou relatos de empresários que avaliam transferir seus negócios para outros estados ou até para o exterior em razão das dificuldades enfrentadas no ambiente econômico.
Infraestrutura e mobilidade urbana
Questionado sobre infraestrutura e mobilidade, Naiser citou a necessidade de melhorias viárias para desafogar o trânsito em Campo Largo e facilitar a ligação entre diferentes regiões da cidade.
O candidato defendeu a utilização da via marginal existente na região da BR-277, como alternativa para melhorar o fluxo de veículos. “Se fizermos as adequações necessárias, podemos desafogar pontos importantes da cidade e melhorar significativamente a mobilidade urbana”, afirmou.
Segundo ele, a pauta deve ser levada ao Governo do Estado para que sejam buscadas soluções em conjunto com os órgãos responsáveis. “A gente precisa levar essa demanda e conversar com quem pode ajudar a resolver o problema”, declarou.
Naiser também ressaltou que pretende atuar de forma independente em relação às diretrizes partidárias quando considerar necessário. “Eu represento pessoas. Vou continuar defendendo aquilo em que acredito e aquilo que for melhor para a população”, afirmou.
Representação política e renovação
Nas considerações finais, o candidato voltou a defender a renovação política e a importância da participação popular nas eleições. “Eu acredito que nós precisamos deixar um legado para os nossos filhos e para os nossos netos. É preciso que mais pessoas acreditem na política”, disse.
Naiser também destacou que pretende atuar ouvindo a população e levando as demandas dos municípios para a Assembleia Legislativa.b“Eu quero ser voz e vez das pessoas. Se eu não souber uma resposta, vou buscar. O político tem obrigação de servir a população”, afirmou.
Ao encerrar sua participação, o candidato reforçou a importância de Campo Largo ampliar sua representatividade política no cenário estadual. “Olhem para dentro do nosso município. Nós precisamos ter representantes que conheçam a nossa realidade e possam defender os interesses da nossa população”, concluiu.
Conteúdo gerado com apoio de Inteligência Artificial, com revisão e edição humana.