A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a construtora responsável pela obra da Unidade de Saúde Bom Jesus finalizou os trabalhos na última sexta-feira (07). Localizada na Av. Ademar de Barros, s/n, ao lado do Centro da Juventude, é uma unidade bastante aguardada e cuja previsão de abertura para a população é no início de 2026.
Estrutura
Com um investimento total de R$ 2.380.308,07, a unidade tem 423,67 m² e conta com recepção, sala de espera, cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de raio-x odontológico, sala de imunização, farmácia e outras dependências (como espaço para estocagem e dispensação de medicamentos, sala administrativa e copa). A distribuição interna foi planejada para otimizar o fluxo de pacientes e funcionários.
Projetada no padrão da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), a US Bom Jesus contará com uma equipe de profissionais médicos, equipe de Enfermagem e saúde bucal, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ela será Porte III, indicada a bairros ou regiões com uma maior população, e pode comportar até três equipes, com cada uma delas atendendo até quatro mil pessoas, totalizando 12 mil pessoas em sua área de abrangência.
Importante
Enquanto a unidade de saúde não fica pronta, os moradores do bairro e regiões próximas seguem sendo atendidos pelas unidades de saúde Itaboa, Águas Claras, Rivabem e Dante Castagnolli. A chegada da nova unidade permitirá uma nova territorialização e redistribuição da população, garantindo qualidade do atendimento.
Entenda
As obras desta unidade se estenderam além do prazo inicial estipulado devido a alguns imprevistos e a empresa responsável teve dificuldades com a falta de mão de obra especializada. Após a entrega da construção feita hoje, os próximos passos são equipar, mobiliar e organizar a equipe de atendimento que atuará na unidade. A previsão da Prefeitura Municipal é de que a US Bom Jesus comece a atender a população na segunda quinzena de fevereiro de 2026.
Contando inicialmente com duas equipes de Saúde da Família - ocorrerá ampliação para até três equipes, de forma gradativa -, esta nova unidade atenderá das 8h às 17h e iniciará com o cadastro de 8 mil habitantes. Dentre os serviços do equipamento estão consultas médicas, consultas de Enfermagem e consultas odontológicas, vacinas, aplicação de medicamentos, curativos, procedimentos básicos, dispensação de medicamentos e coleta de exames.