Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 12:11:13
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

Saiba quando procurar a upa e quando procurar uma Ubs

Casos de menor gravidade podem ser atendidos nas UBS, que proporcionam o cuidado integral ao paciente, pois a UPA realiza atendimento de urgência e emergência, muitas vezes com risco de morte.

Saiba quando procurar a upa e quando procurar uma Ubs

A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, embora ambos os equipamentos tenham o mesmo objetivo de fornecer atendimento médico à população, a Unidade de Pronto Atendimento Dr Attilio de Almeida Barbosa Júnior (UPA 24h) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas e do interior possuem propósitos distintos, com estrutura e profissionais de acordo com cada necessidade. Então é crucial que a população lembre disso no momento que precisar de auxílio.

“É importante que os campo-larguenses saibam quando procurar uma UBS ou a UPA, isso contribui para o melhor atendimento ao paciente. No momento de uma doença estamos vulneráveis e buscamos ajuda profissional”, pondera a Secretária de Saúde, Danielle Fedalto. Então, ao recorrer à saúde municipal, ela destaca como é o funcionamento dos equipamentos:

- Se o caso não for de emergência ou urgência, não tiver risco de morte nem dor aguda ou ferimentos graves, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, que conta com profissionais capacitados para o seu atendimento;
- No caso de dor aguda, falta de ar súbita, perda de movimentos repentinos, intoxicações, fraturas, queimadura, dor no peito, procure a UPA;
- Casos de urgência podem acionar o SAMU direto no telefone 192.

UBSs - As 18 Unidades do Município estão distribuídas em todas as regiões e são porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). É importante o vínculo do cidadão com sua unidade de referência (aquela mais próxima de sua residência). Todas as Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das Unidades Dr. Dante Castagnolli e Ferraria que funcionam até às 22h.

No período da manhã o atendimento é por livre demanda, lembrando que os grupos prioritários como gestantes, diabéticos, hipertensos, idoso e saúde mental contam com agendas específicas no período da tarde.

Todas as unidades de saúde realizam acolhimento com o profissional de enfermagem para o devido encaminhamento de cada caso. Com a reformulação da Política Nacional de Humanização (PNH) pelo Ministério da Saúde em 2005, o enfermeiro é o profissional indicado para realizar a consulta inicial e a triagem dos pacientes.

Nessas unidades são realizadas: troca de curativos, aferição de pressão, temperatura e glicemia, aplicação de injeções, vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos e consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, pré-natal das gestantes.

Sempre aproveite a ida na UBS de referência para atualizar seu cadastro, especialmente o número do celular. Leve CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.

Importante - O Programa Saúde na Hora, da SMS, amplia o horário de acesso do cidadão aos serviços de saúde, em duas unidades: Dante Castagnolli e Ferraria. Ambas oferecem seus serviços até 22h. E para este ano o município terá mais duas com horário estendido: Vila Glória e Itaboa.

UPA 24h - A Unidade de Pronto Atendimento de Campo Largo está sempre aberta. Ela funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, voltada para o atendimento de casos de emergência e urgência, pois muitos casos envolvem risco de morte. “Lembrando que a UPA não é um hospital e sim o primeiro atendimento em que casos graves são estabilizados e, quando necessário, são encaminhados para o tratamento hospitalar (via central de leitos com regulação estadual), onde tiver vaga disponível, e conforme a necessidade clínica do paciente”, explica Danielle Fedalto.

Sua estrutura é de porte II, adequada para atendimento de municípios com até 200 mil habitantes, e seus profissionais estão capacitados para os atendimentos de urgência e emergência como infartos, traumatismos, derrames, entre outros. Logo, a entrada desses pacientes no sistema fará com que casos menos graves, ainda que tenham procurado antes, acabem demorando mais para serem atendidos. Todos os pacientes são submetidos à Classificação de Risco.

A UPA também é o ponto de partida das ambulâncias municipais que estão sob os cuidados da Central das Ambulâncias de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. Estas ambulâncias são destinadas para uso exclusivo de transporte sanitário de pacientes que precisam realizar tratamentos em hospitais localizados em outros municípios. Também a Caravana de Doação de Sangue sai diretamente de lá.

Classificação de risco da UPA - Desde junho de 2022, no município de Campo Largo, a Secretaria Municipal de Saúde adotou um protocolo criado pelo Ministério da Saúde e utilizado por todo o Sistema Único de Saúde (SUS) chamado Classificação de Risco. Utilizado em mais de 25 países, tal ferramenta ajuda os profissionais a determinar com mais facilidade quais os atendimentos prioritários, bem como organizar a fila de espera da UPA 24h.

Portanto, ao passar pela Classificação de Risco, na triagem, são averiguados os sintomas e o quadro clínico do paciente que receberá um adesivo - de acordo com seu quadro -, podendo ser de uma das seguintes cores:

Emergencial - cor VERMELHA - Os casos em que os indivíduos estão com risco de morte ou em condições de extrema gravidade. Nesse caso os pacientes apresentam crises de convulsão; paradas cardiorrespiratórias; hemorragias sem controle; dor no peito típica anginosa com instabilidade hemodinâmica; queimadura em mais de 25% do corpo; tentativa de suicídio, entre outras condições semelhantes.

Muito urgente - cor LARANJA - Também identifica os pacientes graves, mas em um nível um pouco menos elevado do que o anterior. Aqui entram pessoas com dores muito severas (cólicas nefréticas no pico de dor); cefaleia de rápida progressão (com sinais de alteração neurológica); arritmia sem sinais de instabilidade, entre outras situações de igual gravidade.

Urgente - cor AMARELA - Casos urgentes em que existem riscos para o paciente, mas não são imediatos. Sintomas: vômitos intensos; desmaios; crises de pânico; dores ou hemorragias moderadas; irregularidades nos sinais vitais; casos de crise hipertensiva e assim por diante.

Pouco urgente - cor VERDE - Casos menos graves com sintomas como febres; dores leves; viroses; tonturas; resfriados; náuseas; hemorragia sob controle, entre outras condições.

Não urgente - cor AZUL - Atendimentos simples com aplicação de medicamentos receitados pelo médico; troca de sonda; dores relacionadas a condições crônicas já diagnosticadas, entre outros.

Compartilhe essa notícia com o máximo de pessoas e conte com as equipes da Saúde Municipal sempre que precisar.

SERVIÇO:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)
Endereços UBSs: https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones  
Endereço UPA 24h: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 141