Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 06:46:56
Geral

Grupo Zonta anuncia compra da centenária marca campo-larguense Águas Ouro Fino

Grupo Zonta anuncia compra da centenária marca campo-larguense Águas Ouro Fino

Em um surpreendente anúncio na noite da última segunda-feira (18) o Grupo Zonta, proprietário de marcas como Condor, Gigante Atacadista, Hipermais e Cipla, comunicou a aquisição da centenária marca campo-larguense Águas Ouro Fino. O anúncio oficial foi realizado na manhã desta terça-feira (19), em coletiva de imprensa na Estância Hidromineral Ouro Fino, sede da empresa, localizada em Bateias.

O valor da transição não foi divulgado, mas a marca é uma das principais no mercado nacional em água mineral natural, sendo a quarta marca mais conhecida no Brasil. A Ouro Fino tem uma história de 125 anos, sendo fundada pela família Mocellin.

"A aquisição é estratégica neste momento em que completamos 50 anos e seguimos crescendo e desenvolvendo em duas principais frentes: varejo e indústria. A sinergia com as atividades do grupo vai além do varejo. Temos ainda a indústria plástica CIPLA Condor, que fará as garrafas plásticas para envase", comenta o presidente do grupo, Joanir Zonta.

O empresário detalha que foram adquiridas a estância de 600 hectares e a operação comercial da Ouro Fino, assim como a marca. "Nossa intenção é preservar o imóvel, manter o quadro atual de cerca de 200 colaboradores e ampliar a produção, pois a empresa é a representação da história industrial do Paraná, aliada a preservação do meio ambiente desde 1898", completa o presidente do grupo, que enfatizou ainda a intenção de aumentar a produção atual e também o número de colaboradores, gerando ainda mais empregos, e acredita que até o final do ano já estarão em um patamar mais elevado.

Durante a coletiva, Zonta contou ainda que uma reunião com todos os colaboradores havia sido realizada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, para informa-los sobre a novidade e garantir que todos permanecerão trabalhando normalmente. Uma quitação de dívida de FGTS, que era a preocupação dos trabalhadores, também deve ser feita ainda neste mês.

 

A negociação

A compra foi efetuada por um fundo do Grupo Zonta, sempre alinhando interesses de ambas as famílias e seus representantes jurídicos e financeiros. Para chegar ao fechamento do negócio foram dois anos de conversas, sempre mantendo o sigilo dos nomes envolvidos, que foi concluído somente nesta segunda-feira. Os valores da transição não foram divulgados devido a um contrato de confidencialidade.

“Será levantado tudo o que precisa ser feito. Por exemplo, há certos momentos em que precisa ser paralisada uma linha de engarrafamento por falta de insumo, algo que não deveria acontecer. Essa reunião acontecerá ainda nesta semana, e iremos resolver o que for constado como urgente o mais breve possível”, diz Zonta.

Destaca a marca forte, que representa qualidade, seriedade e compromissão, o que pretende continuar. “É um novo segmento que estou entrando agora, mas que faz parte do dia-a-dia. Só em tomar água Ouro Fino percebemos a qualidade dela. Uma água que não tem cheiro, nenhum gosto, vindo de uma grande fonte natural, com uma vazão muito grande, então pretendemos explorar da melhor forma possível e levar a marca para toda a região. Todo o momento da vida é especial e esse não deixa de ser. Eu nasci para isso – empreender – e Deus colocou essa missão nas minhas mãos, vou fazê-la da melhor forma possível. Já estava escrito para que neste dia de hoje estivéssemos aqui, agradeci a Deus por isso e o que aparecer, que vejamos que é um bom negócio, de comum acordo com a minha família, vamos seguir em frente”, destaca.

João Henrique Fracarro, gerente Contábil-Financeiro da Ouro Fino, que trabalha há 17 anos na empresa, ressaltou que a notícia foi recebida com muita alegria, também por ser uma empresa genuinamente paranaense. “São 50 anos do Grupo Zonta e que irá somar com estes 125 anos de história da Ouro Fino, sendo uma parceria muito forte e que será muito benéfica para o futuro da empresa. Foi um excelente negócio para ambas as partes. A intenção é que a Ouro Fino volte a ser uma das maiores marcas em água mineral no Sul e Sudeste do Brasil. A transição já iniciou nesta terça-feira, é muito novo, mas em breve teremos mais boas notícias”, finaliza.

 

Informações oficiais

Na área, além de três fontes ativas e outras três ainda sem exploração, há grande reserva de mata que será totalmente mantida para garantir a saúde do aquífero. Segundo Zonta, é possível abastecer as regiões Sul e Sudeste do País, mas que a marca deve avançar para outras regiões também, assim que possível.

Atualmente, a empresa chega a produzir cerca de 217 m³ de água por hora, mas tem capacidade para mais de 400 m³/hora. As fontes estão localizadas dentro da estância e não há riscos de contaminação, conforme acrescentou o presidente durante a coletiva. No local será mantida a preservação como já vem sendo feita ao longo dos anos.

Para a aquisição, todas as certificações e licenças ambientais, assim como a qualidade da água e a produtividade, foram analisadas e confirmadas pelos novos proprietários.

A única fonte da empresa, em Campo Largo, está localizada no aquífero Guarani, um dos mais importantes do país e o segundo maior do mundo.

 

Acesso à estância

Zonta afirma que o acesso ao parque por parte dos visitantes será mantido, como já acontece e que há finais de semana onde mais de duas mil pessoas frequentam o local. “É um local muito bem frequentado. Nosso foco agora é a parte industrial primeiro, mas nós iremos explorar essa parte também em um futuro, pois tem um potencial muito grande. Nosso encontro de famílias será aqui no Ouro Fino”, conclui.

 

Sobre o Grupo Zonta

A principal frente de atuação do grupo é o atacado e o varejo supermercadista. São 67 lojas (supermercados, hipermercados, atacarejos e atacadistas) espalhadas por 20 cidades dos Estados do Paraná e Santa Catarina. As atividades, porém, também se expandem para a indústria de plástico, setor imobiliário, logística, postos de combustíveis, administração de crédito e mercado publicitário. São cerca de 13 mil colaboradores que fazem parte do Grupo Zonta.

Em ações de investimentos, somente em 2023, o Grupo Zonta movimentou R$ 650 milhões, contando aberturas de novas lojas, reformas e aquisições de empresas, diversificando os investimentos, valores de recursos próprios. O presidente comentou ainda que novos investimentos devem ser apresentados pelo grupo em breve.