Domingo às 28 de Abril de 2024 às 05:26:26
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Centro de Especialidades Odontológicas atende em média 500 pacientes por mês

Em agosto de 2023, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde

Centro de Especialidades Odontológicas atende em média 500 pacientes por mês

Em agosto de 2023, a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou um equipamento de saúde pioneiro para a população, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. Biazio Guarezi Filho.

Localizado no Centro, na Avenida Vereador Arlindo Chemim, número 70, a iniciativa da Saúde Municipal contou com um investimento superior a R$ 800 mil, sendo o terceiro do seu tipo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo Rodrigo Noll Gonçalves, dentista de carreira que assumiu a gerência do CEO, a média de atendimentos realizados por mês é de 500, desde a inauguração do espaço.

A Prefeitura Municipal não poupou esforços na montagem do CEO. Com móveis planejados e equipamentos de última geração, os pacientes contam com acesso a Raio-X intra oral digital (até então inexistente na rede pública), cadeiras odontológicas de primeira linha e aparelho laser de alta e baixa potência — todos itens exclusivos para os atendimentos nesta unidade.

Além disso, a estrutura predial do CEO possui 246 m² que estão divididos em quatro consultórios odontológicos completos, um centro cirúrgico, sala de Raio-X, expurgo, esterilização, banheiros para pacientes e funcionários, sala de administração, copa, almoxarifado e lavanderia.

Com essa estrutura, o Centro realiza tratamentos especializados de saúde bucal, entre eles:
Estomatologia - Cuida do diagnóstico de doenças bucais e detecção de câncer de boca (sendo bastante comum nessa especialidade a realização de biópsias e aplicações de laser em lesões bucais);
Periodontia - Trata a gengiva e seus anexos;
Especialista BucoMaxiloFacial - Faz a parte de cirurgia oral (os casos mais complexos que não são realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) como, por exemplo, extração de siso);
Endodontia - Tratamento de canal, sendo a maior demanda em Campo Largo;
Atendimento Especializado - Voltado para pacientes com necessidades especiais.

Quem pode utilizar o CEO?
O Centro constitui um componente especializado da Política Nacional de Saúde Bucal (intitulada Brasil Sorridente) que oferece atenção especializada, com a finalidade de complementar as ações de Atenção Primária ou Atenção Básica, por meio de um sistema de referência regulado e com base territorial estabelecida, respeitando o princípio da integralidade do sistema. Sendo assim, sua atuação complementa as ações de saúde bucal já realizadas pelas Unidades Básicas de Saúde.
Então para receber o atendimento no CEO o usuário deve comparecer primeiro na sua UBS de referência e passar pelo atendimento odontológico que indicará quais os procedimentos necessários de cada caso. Se necessário o tratamento com uma das especialidades do CEO, a UBS fará o encaminhamento via sistema, com agendamento prévio. Não há atendimento fora desse fluxo.

Serviço: Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Dr. Biazio Guarezi Filho, atendimento das 8h às 17h. Localizado na Avenida Vereador Arlindo Chemim, 70, Centro.