Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 05:45:38
Geral

Lixo em terreno vazio e no meio da calçada irrita moradores e é crime

Mesmo vivendo em locais onde existe a coleta de lixo comum e recicláveis, leitores da Folha denunciaram a atitude de vizinhos que insistem em jogar lixo em terrenos vazios

Lixo em terreno vazio e no meio da calçada irrita moradores e é crime

Mesmo vivendo em locais onde existe a coleta de lixo comum e recicláveis, leitores da Folha denunciaram a atitude de vizinhos que insistem em jogar lixo em terrenos vazios ou abandonar nas calçadas.

Uma moradora do bairro Rivabem retratou que quando isso acontece, na Rua Copacabana, próximo à casa dela, ela vai limpar, mas a situação volta a acontecer. “Dia desses, jogaram lixo reciclável aqui, uma mulher com duas filhas. Elas chegaram ali, rasgaram sacolas com lixo no terreno e espalharam. Sempre jogam lixo aqui. Já chegamos a ver para-choque de carros, entulho, lixo de casa mesmo, fraldas, plástico entre outros e é sempre isso, vou lá e limpo e jogam novamente. As pessoas precisam se conscientizar, pois ninguém mais aguenta tanto lixo. Isso pode até virar um foco de dengue”, relata.

Outra situação acontece na Rua Antônio Bizetto, com lixo jogado em cima da calçada. “Tem sido impossível caminhar por ali. É muito lixo jogado na calçada, que vai desde lixo comum até lixo reciclável e brinquedo. Inclusive, tinha um ninho de rato ali. As árvores tomaram conta do passeio da calçada e ainda mais esses materiais que deixaram no meio do caminho para fazer as calçadas da Ema Taner. Não recomendo pedestres passarem por aqui”, enfatiza o morador do Ferrari.

Crime ambiental e denúncia
É importante ressaltar que jogar lixo a céu aberto ou realizar queima de lixo é considerado crime ambiental em Campo Largo, conforme disposto na Lei Federal 12305/2010, no Artigo 47, incisos II e III.
A Prefeitura orientou que os moradores registrem denúncia via 156.