Sabado às 04 de Maio de 2024 às 09:15:00
EM CAMPO LARGO 16º | 29º
Geral

Canarinhos de Campo Largo são convidados para cantar na Alemanha, em julho de 2025

Canarinhos de Campo Largo são convidados para cantar na Alemanha, em julho de 2025

Mal desfizeram as malas e um novo convite internacional chegou ao Instituto Maestro Théo de Petrus – Canarinhos de Campo Largo. A informação foi repassada por Johnatan Theo, diretor dos Canarinhos de Campo Largo à Folha de Campo Largo. Desta vez, o convite foi recebido através do e-mail institucional, que foi enviado pelo presidente da Federação Internacional Pueri Cantores, Jean Henric Matthias Balzer, para participar de um evento realizado na cidade de Munique, na Alemanha, o XLV International Congress Pueri Cantores “Munich 2025”.

Johnatan explica que por meio do trabalho desempenhado ao longo de 2023, que permitiu com que as crianças cantoras fossem à Roma, na Itália, foi possível dar um passo a mais na trajetória da instituição. “Sou muito grato a Deus, ao meu pai, o Maestro Théo de Petrus, a todos os diretores, professores, alunos, familiares e responsáveis que passaram pelo instituto ao longo dos anos, porque este é resultado de um trabalho de décadas de muita dedicação e luta. Todo esse envolvimento da sociedade em torno do projeto para que conseguíssemos ir a Roma nos mostrou que unidos somos muito fortes.”

O diretor se emociona em lembrar de toda a movimentação e ressalta que essas vivências são cruciais para a formação das crianças cantoras também como adultos conscientes da necessidade de lutar pelos seus sonhos. Ressalta que, por meio de diversas atividades realizadas ao longo do ano, que contou com a participação de grupos, entidades, pessoas físicas e jurídicas, imprensa e políticos na divulgação das atividades, foi possível arrecadar mais de R$ 200 mil, oportunizando a ida deles para a Europa e que ir para a Alemanha em 2025 é mais um objetivo a ser conquistado, agora com mais tempo para a arrecadação, mas com um grande trabalho pela frente.

 

Antes da Europa

Porém, antes da ida à Alemanha, no continente europeu, os Canarinhos têm um desafio bem mais próximo a ser realizado. “Nós estamos em período de férias e retornamos em fevereiro já com um desafio previsto para o mês de julho. Nós iremos receber em Campo Largo o Congresso Pueri Cantores Regional Sul, que terá entre 300 a 400 crianças cantando. O último que aconteceu em Campo Largo foi em 2019, realizado pelo meu pai, o Maestro Théo. É uma grande emoção e muita responsabilidade envolvida”, acrescenta.

 

XLIV International Congress Pueri Cantores Roma 2023

O grupo desembarcou em Campo Largo na última sexta-feira (05), próximo das 16h30, após participar da XLIV International Congress Pueri Cantores Roma 2023. A jornada até a Itália começou ainda em dezembro, quando embarcaram rumo ao país europeu.

“Foi uma viagem incrível, com a graça de Deus deu tudo certo, não tivemos nenhum problema e pudemos aproveitar cada segundo. Muitas coisas aconteceram, nós tivemos a sorte de nos hospedar em um hotel onde grande parte das religiosas responsáveis eram brasileiras, contamos com ajuda para nos comunicar de um tio meu que encontramos no aeroporto e nos hospedamos próximo dos locais onde o evento aconteceu.”

Ele ressalta que foi possível “respirar” a história italiana, do cristianismo, do catolicismo e mundial em cada trecho por onde andaram. “Por onde passávamos tinha um monumento histórico, uma igreja antiga e aprendemos muito nesta viagem. O evento começou um dia depois de chegarmos na Itália, dia 28, e em cada um destes dias havia um espaço novo a ser observado, algo novo a aprender. É indescritível”, acrescenta.

A audiência com o Papa Francisco foi realizada no dia 30, que os recebeu no Vaticano. Ao iniciar sua saudação aos 3.500 presentes na Sala Paulo VI, Francisco elogiou a obra destas crianças cantoras, dizendo que “o que vocês fazem é muito importante, porque, com suas vozes, ajudam as comunidades a rezar e a abrir os seus corações ao Senhor. Isso é fundamental para a vida da Igreja. Por isso, gostaria de confiar-lhes três palavras-chave: alegria, oração e humildade”, conforme a divulgação do site Vatican News. O pontífice fez uma oração e uma reflexão sobre humildade, oração e alegria, momento de muita emoção aos presentes.

A rotina dos pequenos cantores foi envolta de muitos ensaios, por isso cansativa. “Era necessário alinhar todos os corais presentes. É um grande desafio. Por isso, após a Missa da Paz, no dia 01 de janeiro, todos queriam apenas descansar. Nos dias 02 e 03 pudemos ir ao Museu do Vaticano e ao Coliseu, visitas incríveis e que geraram grandes reflexões. Já no dia 04 eles puderam comprar lembrancinhas e fomos para o aeroporto pegar o voo de volta para casa. Confesso que o diretor ‘aqui’ só ficou tranquilo quando pisamos em frente ao Ciosp e fomos recebidos com uma linda festa promovida pela Prefeitura e pelas famílias, que estavam cheias de saudades”, agradece.