Foi realizada na manhã do último domingo (10), uma solene Celebração Eucarística, na Capela Nossa Senhora do Carmo, Comunidade do Rebouças
Foi realizada na manhã do último domingo (10), uma solene Celebração Eucarística, na Capela Nossa Senhora do Carmo, Comunidade do Rebouças, momento especial para comemorar os 70 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Pedro Fedalto.
Estiveram presentes familiares, amigos e autoridades locais e eclesiásticas. A grande festa preparada para a comemoração começou com uma acolhida, seguida de uma homenagem, tendo como ponto alto a Santa Missa e um Almoço Festivo.
A Missa em Ação de Graças foi presidida pelo próprio Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, que fez belíssima homilia, e concelebrada por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB; Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo Diocesano de São José dos Pinhais-PR e Dom Reginei José Modolo, Bispo Auxiliar de Curitiba. Entre os sacerdotes presentes destacaram-se os primos do jubilando Padre Fernando Costa, Passionista, Frei Aroldo Fedalto Koehler, OFM e Frei Daniel Lovato, OFMCap, bem como os conterrâneos Monsenhor Francisco Fabris, Padre Jonacir Francisco Alessi e Padre Osmair José Prestes, além do Pároco Padre Fernando Pieretto e do Padre William Rone da Silva Lemes.
Na ocasião, entre os presbíteros presentes, o Padre Fabiano Dias Pinto, Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, dirigiu uma homenagem ao “Setuagenário como presbítero”, recordando em versos a sua história.
“Louvado seja Deus pelos 97 anos de vida e 70 anos de sacerdócio de Dom Pedro Fedalto. Agora, seus entes queridos aguardam a Celebração dos 100 anos de vida, já marcada para 11 de agosto de 2026”, escreveu a Arquidiocese de Curitiba, em publicação no site.
Dom Pedro Fedalto
Nascido em 11 de agosto de 1926, Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, completou 97 anos de idade em 2023. De nacionalidade brasileira e descendência italiana, Dom Pedro Fedalto nasceu na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo. O religioso foi ordenado sacerdote em 06 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.