São crianças entre 11 à13 anos de idade, que já saem do Ensino Fundamental I com princípios sobre ética, cidadania, consciência sobre os malefícios das drogas
Foi realizada no sábado, dia 02 de dezembro, a formatura de 645 estudantes do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino, no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD - em Campo Largo. A parceria entre a Prefeitura de Campo Largo, pela Secretaria Municipal de Educação, com o Batalhão de Patrulha Escolar da Polícia Militar reuniu as famílias dos estudantes, professores, diretores, autoridades e a Polícia Militar na Vila Olímpica Antônio Lacerda Braga. Devido ao grande número de formandos, as diretoras receberam simbolicamente os diplomas que serão entregues às crianças nas escolas.
O programa foi aplicado ao longo deste ano pela Policial Militar, Eliane dos Santos Fernandes, em 16 escolas municipais, com 27 turmas do 5° ano do Ensino Fundamental I. Durante os dez encontros, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades para tomar decisões seguras e responsáveis no cotidiano, a se comunicar de forma eficiente, a praticar a empatia, lidar com possíveis situações de pressão de colegas - como o bullying - por exemplo, e, principalmente, aprenderam sobre os malefícios que as substâncias psicoativas trazem para a saúde e para a vida, como a inserção na criminalidade e às formas de violência.
Dentro do programa, uma das atividades propostas pela agente da PM foi a produção de uma redação sobre o PROERD. Os estudantes que tiveram seus textos considerados mais embasados, fizeram a leitura durante a cerimônia. Foram premiados 27 estudantes, condecorados pela Secretaria de Educação do município.
Base: escola, polícia e família - Para atingir os objetivos e ser um programa eficaz, o PROERD necessita da união entre escola, polícia e família. Por esse motivo, muito emocionada, a Policial Eliane dos Santos Fernandes ministrou uma palavra aos pais e familiares: "As crianças me ouviram durante todo o programa. Hoje, estou aqui para falar com vocês, famílias. Manter os jovens longe da violência e das drogas é responsabilidade de todos nós. Tem uma frase que eu gosto muito, que diz: ´O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.' Então, precisamos ficar atentos ao que plantamos na infância", destacou a agente.
O Programa - Estudantes dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I, das redes pública e também particular, são os alvos do programa, que tem como lema: "Manter Nossas Crianças Longe das Drogas". O PROERD promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
O prefeito Maurício Rivabem enfatizou aos presentes sobre a educação em casa aliada ao ensino escolar e sobre a importância dos pais serem vigilantes com suas crianças e jovens, para a criação de uma geração futura próspera.
A secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa Stoco, reforçou a importância da união entre toda a comunidade escolar junto ao programa, observando que "juntos fazemos a diferença no futuro das nossas crianças".
O evento foi finalizado com a chegada do mascote do programa, o leão Daren, e com a distribuição de bichos de pelúcia do próprio mascote a todos os formandos.
O PROERD será desenvolvido em dois ciclos no próximo ano, contemplando especialmente adolescentes em situação de maior vulnerabilidade social.