Domingo às 28 de Abril de 2024 às 06:20:16
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Segurança pública é ampliada e estatísticas mostram queda da criminalidade no município

Pesquisa encomendada pela SESP-PR traz cenário positivo em relação à criminalidade no geral. Número de roubos e furtos caem mais da metade em comparativos com ano passado

Segurança pública é ampliada e estatísticas mostram queda da criminalidade no município

Campo Largo é referência em Segurança Pública e realiza inédito trabalho de fiscalização aliado à tecnologia de ponta com a atuação do Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) juntos às forças de segurança - Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.

Uma estatística geral de crimes, encomendada pela SESP-PR, junto ao CIOSP, atualizada em 01/11/2023, traz números positivos contra a criminalidade, num comparativo de crimes como furto e roubo de veículos, furto e roubo a residências e comércio, número de homicídios, de veículos recuperados e mandados de prisão executados via sistema Cortex, do Ministério de Justiça.

Dados - Este ano, no mês de outubro, não houve furto e nem roubo a comércios, o que não ocorreu no ano de 2022, onde foram registrados um de cada tipo de crime. Também houve uma queda de 77% nos furtos em residências em relação ao mês anterior, de 9 para 2, em setembro e outubro de 2023, respectivamente.

Houve queda de 37% nos furtos a residências em comparação aos 10 primeiros meses do ano anterior, e queda de 25% nos furtos gerais, também em relação aos primeiros 10 meses de 2022.Menos roubos - Foram 31% a menos os roubos gerais, em relação aos 10 primeiros meses de 2022, e 18% a menos nos furtos gerais num comparativo entre setembro e outubro de 2023.

Com a intensificação de agentes da GM nas ruas e planos e capacitações de Inteligência Policial, junto ao CIOSP, o número de veículos apreendidos aumentou em 5%, que foram os recuperados, num comparativo ao mês de outubro deste ano com o mesmo mês no ano passado.

A Prefeitura de Campo Largo não para com os investimentos na área e o mais recente foram os R$ 415 mil na compra de mais nove câmeras de fiscalização em tempo real, 360º, com alcance de mais de 3 Km de distância, instaladas em mais cinco regiões da cidade, ampliando a muralha virtual contra a violência e criminalidade.

Mais municípios se espelham no modelo de trabalho em Segurança Pública em Campo Largo, que a cada mês traz um decréscimo no número de crimes e ilicitudes. Os municípios de Paranaguá, Campina Grande do Sul, Curitiba, Pinhais e São José dos Pinhais já possuem sistemas modelo "muralha virtual", com exemplo e referência em Campo Largo. Municípios como Campo Magro, Araucária, Quatro Barras, Palmeira e Fazenda Rio Grande estão em processo de criação do mesmo sistema.