Domingo às 28 de Abril de 2024 às 11:32:08
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Expectativa com investimentos em decoração natalina é giro da economia e mais empregos

A projeção é que o investimento realizado, na ordem de R$ 2,3 milhões, tenha um retorno de cinco vezes mais

Expectativa com investimentos em decoração natalina é giro da economia e mais empregos

No lançamento das campanhas de final de ano, principalmente do Natal, iniciam também as preocupações quanto aos gastos do município voltados para a decoração de ruas e praças. Em Campo Largo o valor investido em 2023 é na casa de R$ 2,3 milhões.

A Folha conversou com o prefeito Maurício Rivabem sobre o tema, que comentou sobre o grande número de secretarias e profissionais de várias áreas que atuaram ao longo de meses para planejamento deste evento, que fecha o calendário oficial de comemorações e é acompanhado pessoalmente por ele. “Nossa primeira preocupação é criar um ambiente familiar, onde todos estejam envolvidos, da criança ao idoso. Além disso, também penso como empreendedor e essa é a data mais importante para o comércio, então nossa missão é criar estratégias para que as ruas fiquem movimentadas, a economia gire – desde o pequeno empreendedor, das barraquinhas e o comércio ambulante – até as empresas que há anos estão estabelecidas na cidade.”

Completa ainda dizendo que o projeto realizado acompanha pesquisas, que apontam o retorno sendo de “no mínimo cinco vezes o valor inicial investido, por meio de impostos”. Comenta sobre a geração de empregos, que aumenta muito na cidade, ainda que sejam contratações temporárias, mas já impactam positivamente na economia. “É importante aproveitar este momento que a pessoa tem um dinheiro a mais para investir, seja em presentes, para arrumar a casa, que quer confraternizar com familiares e amigos, para fazer com que ela fique na cidade, que esse dinheiro retorne para cá. Há muitos anos, era bastante comum as pessoas procurarem ir a shoppings em Curitiba, fazer compras em mercados grandes da capital e ver os enfeites de Natal. Hoje ela consegue aproveitar o fim de ano muito bem, próximo de casa e com segurança, fazendo com que a economia gire mais e mais serviços e investimentos aconteçam no ano seguinte e beneficie ela mesma”, ressalta.

Completa anunciando que o Natal na região central estará muito bonito, com as três praças – João Antônio da Costa, Atílio de Almeida Barbosa e Getúlio Vargas - e o calçadão da Rua XV de Novembro decorados, e ainda enfeites na região do Ferraria. “A nossa intenção era fazer algo até maior, contemplando mais regiões e até o próprio Parque Newton Puppi, porém, o Governo Federal reteve o FPM - Fundo de Participação dos Municípios, o que acabou impactando no orçamento, ainda que tenhamos outras formas de arrecadação importantes e tenhamos como manter nosso quadro de colaboradores, mas há prefeituras que enfrentam situações muito delicadas. Os recursos utilizados para o Natal são livres, sim, porém empregados com toda uma estratégia, para que este valor retorne para nós”, completa.

Turismo, inclusive nos bairros

O prefeito destaca que, embora não seja possível investir em decoração dos bairros, pois existem várias outras questões envolvidas, por meio do concurso de casas decoradas, a festa de Natal será expandida também para as outras regiões. “O pessoal vai para o Centro, mas também vai querer ver as casas decoradas com as luzes de Natal nos bairros e fará muitos campo-larguenses conhecerem bairros, que muitas vezes nem foram ainda. É uma grande oportunidade para conhecer Campo Largo”, diz.

Por meio do tradicional Natal itinerante, onde a caravana do Papai Noel passa promovendo alegria, emociona-se com o olhar de crianças que se sentem incluídas nesta festividade e moram distante do Centro.

Existe a intenção de trazer pessoas de fora da cidade para visitarem o Natal, por isso, haverá publicidade na região metropolitana convidando a população destes locais para conhecerem a cidade. “Turismo é algo com o qual temos trabalhado com bastante força e temos colhido muitos resultados. Inclusive, na Festa do Agricultor, quando tivemos a apresentação do Baitaca, muitas pessoas eram de fora de Campo Largo e fizeram questão de virem aqui para participarem também”, frisa.

Comemora também a adesão da população quanto aos grandes eventos realizados pela Prefeitura ao longo do ano, como a Festa do Trabalhador, do Agricultor, da Primavera e das Famílias, e acredita que a de Natal, principalmente por abranger mais dias, terá ainda mais a participação popular.

A abertura do Natal está prevista para o próximo dia 02 de dezembro, conforme cronograma divulgado pela Prefeitura de Campo Largo.