Com turno único e mata-mata até a definição de quem erguerá a taça, o Campeonato Paranaense de 2024 vai manter o formato que vem sendo disputado nos últimos quatro anos. Na última quinta-feira (09), os 12 clubes classificados participaram do arbitral, que também trouxe novas definições no regulamento.
Foi definido o fim do limite de inscrições de atletas. Para estarem regularizados, os jogadores devem ser incluídos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, até o dia 23 de fevereiro. Além disso, os cartões serão zerados após a primeira fase e após a fase semifinal.
O campeonato começa em 17 de janeiro, na Vila Capanema, com o jogo entre o atual campeão, o Athletico, e o Andraus, vencedor da segunda divisão. O clube campolarguense pagará aluguel ao Paraná Clube, assim como fez em 2023, para atuar como mandante na Vila.
Vão disputar a competição no ano que vem Athletico, Coritiba, Andraus, Azuriz, Cianorte, Cascavel, Galo Maringá (Aruko), Londrina, Maringá, Operário, PSTC e São Joseense. A tabela vai ser divulgada na próxima semana.
Formato
Na 1ª fase 12 times se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados se classificam para as quartas-de-final e os dois últimos descem para a segunda divisão.
Nas quartas-de-final, semifinal e na final todos os confrontos têm rodada de ida e volta. Em caso de empate no saldo de gols, a disputa vai para os pênaltis.
Confrontos das quartas-de-final: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º; 4º x 5º. Os vencedores passam para as semifinais.
Foto: Robson Mafra