Em meio a muita diversão e atividades espirituais, aconteceu no último final de semana o XII Aventuri da Associação Central Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, em Guarapuava.
O encontro, que reuniu cerca de 2.300 crianças aventureiras de 75 clubes de cidades da região central do Paraná, com idades entre 06 e 09 anos, também contou com a participação de quatro clubes campo-larguenses, Estrelinhas do Campo (IASD Central), Itakids (IASD Itaqui), L252 Kids (Vila Elizabeth) e Soldadinhos de Cristo (IASD Vilinha).
O evento é anual e, em 2023, teve a temática Missão Espacial, inclusive com desfile de “naves espaciais” – carrinhos construídos pelos clubes, planetário, infláveis, brincadeiras na lama e muito mais.
A Folha conversou com as diretoras dos clubes campo-larguenses, que dividiram um pouco da experiência vivenciada dos dias 03 a 05 de novembro. “É um evento de extrema importância, pois é dedicado a Deus, é bastante espiritual, e uma oportunidade em que muitos estreitam os laços familiares, dormindo junto com seus pais nas barracas, brincando e fazendo novas amizades. São dois dias em que eles se desligam do mundo virtual e têm contato com a natureza, sol, chuva, lama. Ali muitas crianças têm a oportunidade de sair de casa e passar momentos maravilhosos, que são especialmente pensados para eles, apenas neles. O amor de Deus por nós é infinito, e eles sentem que são especiais. É gratificante ver alegria e aqueles olhinhos brilhando”, declara Patrícia Assis, diretora do Clube Estrelinhas do Campo, que participou do evento com 26 pessoas, contando as crianças e membros da diretoria.
O clube Estrelinhas do Campo trouxe para casa o título de diamante, além de dois troféus, nas categorias Mastro Destaque e Bom de Bíblia Ouro.
A diretora do L252 Kids, Jade Jacobs, conta que o clube foi ao evento em parceria com o Itakids, totalizando 41 pessoas, entre aventureiros e membros das diretorias. “O Clube de Aventureiros tem uma estrutura pedagógica que auxilia as famílias no desenvolvimento emocional, social e físico das crianças e tudo isso com o plano de trabalho baseado em fundamentos cristãos. Durante o ano participamos de atividades ao ar livre, brincadeiras, estimulamos a responsabilidade socioambiental e realizamos algumas cerimônias específicas do clube como admissão em lenço e investidura de classe e as queridinhas especialidades. Eventos como esse criam memórias na vida das crianças de forma linda e incrível, mostram a alegria de servir a Jesus e estreitam os laços familiares e de amizade.”
“A nossa participação foi muito importante, pois abrimos o clube esse ano e tudo o que trabalhamos nos direcionou para o Aventuri. Desde a confecção da nave, dos bandeirins, a expectativa das crianças de estarem lá, tudo nos indicava esse evento. Além disso, a gente fecha com chave de ouro o ano, as crianças voltam para casa mais empolgadas, felizes, contando para os amigos, o que faz com que o clube cresça. As famílias tiveram um momento de conexão entre elas e com Deus, por meio da Palavra, e empolga todo mundo, fazendo com que a semana seja ainda melhor”, explica Adnaura Ribeiro, diretora do clube Itakids.
Foram 14 membros participantes, entre aventureiros e diretoria, sendo a primeira edição com participação no evento.
Para Odilene de Andrade, do clube Soldadinhos de Cristo Kids, essa é mais uma oportunidade de levar conhecimento para as crianças, momentos de diversão e principalmente um meio de fortalecimento da fé desde a infância. “Essa é uma forma de mostrar que não estamos sós, somos muitos, nos preocupamos e auxiliamos uns aos outros e que em cada atividade realizada no evento ou durante o ano estamos preparando para uma sociedade melhor, que respeita, cuida e ama a si mesmo e ao próximo, porque temos a certeza de um Deus que nos ama, supre as necessidades e que em tudo que faz o seu propósito é que sejamos felizes.”
O tema do próximo Aventuri já foi lançado no encerramento do evento deste ano e será “Mapa do Tesouro”. A data e a cidade escolhida para sediá-lo ainda não foram reveladas pela organização.