Campo Largo será a sede da capacitação promovida pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná nos próximos três dias, com a participação de outros 6 munic&iacu
Campo Largo será a anfitriã até a próxima sexta-feira (10) de uma capacitação para Conselheiros Tutelares eleitos e suplentes da microrregião II, promovida pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp). A formação com o palestrante, escritor e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ibiporã-PR, Luciano Betiate, começou na manhã desta terça-feira (07), no auditório da Câmara Municipal de Campo Largo.
Dezenas de conselheiros tutelares eleitos e os suplentes de Campo Largo, Balsa Nova, Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Magro, Colombo e Fazenda Rio Grande estão participando da capacitação que tem como principal objetivo qualificar os agentes que trabalham na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Pela primeira vez, a qualificação foi regionalizada, reunindo diversos municípios vizinhos. O programa Conhecer para Proteger tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias à prevenção, à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as crianças e aos adolescentes.
Durante a abertura da capacitação, o prefeito Maurício Rivabem, que também é vice-presidente do COMESP, destacou a importância da preparação dos conselheiros tutelares para a atuação nos municípios. “Cada um de nós aqui quer o bem da nossa cidade. A união dos municípios metropolitanos fortalece a proteção e a aplicação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A promoção dos direitos, que é o que os conselheiros fazem, salva vidas”, disse.
Para das as boas-vindas aos participantes, o primeiro dia da capacitação contou com uma bela apresentação do Coral do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Jerônimo Stoco “Momi”, com sucessos da música brasileira como Chalana, de Almir Sater.
O palestrante - A capacitação vai acontecer até o meio-dia de sexta-feira, dia 10 de novembro, e, durante os três dias, Luciano Betiate vai compartilhar o conhecimento adquirido como conselheiro por dois mandatos, como secretário municipal de Assistência Social, diretor-geral e diretor do CREAS em Ibiporã-PR, além de suas pesquisas para os mais de 10 livros publicados sobre o tema.
Presenças - Participaram da abertura da capacitação, o promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Rodrigo Baptista; adiretora-geral do COMESP, Daniela Cavalcante; a presidente do CMDCA de Araucária, Adriana Pidorodeski; a presidente do CMDCA de Almirante Tamandaré, Jucie Parreira; a secretária de Assistência Social de Balsa Nova, Maiara Bilow; a presidente do CMDCA de Fazenda Rio Grande, Simone Ferreira de Souza; a secretária de Assistência Social de Colombo, Elisângela Rena Beraldo; a secretária de Assistência Social de Almirante Tamandaré, Carlise Kwiatkowski; a secretária municipal de Assistência Social de Campo Magro, Maria Vitória Barros Duarte Caleme;o prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande; o presidente CMDCA de Campo Magro, Daniel Havro da Silva; o prefeito de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; o diretor-geral de Desenvolvimento Social de Campo Largo, Ari Stroparo, entre outros membros dos Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescentes e servidores municipais.