Conquista do prêmio reforça atuação de Comitê interno e integração entre Secretarias Municipais, em prol de diversas políticas públicas para o município
Campo Largo foi premiada durante o Encontro Estadual de Políticas Públicas 2023, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PR). O município recebeu o prêmio destaque como Cidade Empreendedora no evento que aconteceu nos dias 30/10 a 01/11, devido aos serviços prestados para Micro e Pequenos Empreendedores locais.
Tanto a premiação quanto o evento foram realizados em Foz do Iguaçu e Águeda Schmidt, coordenadora da Sala do Empreendedor de Campo Largo - vinculada à Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) - e uma das Agentes de Desenvolvimento do município, esteve presente e recebeu a premiação em nome da cidade. “Ser agente de desenvolvimento é estar sempre pensando em políticas públicas para melhorias em vários âmbitos dentro do município. Esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo. Ser uma cidade empreendedora significa que estamos proporcionando oportunidades a quem quer empreender, quer mudar ou ampliar seu negócio”, afirmou.
Este evento do SEBRAE foi uma oportunidade para reunir comitês gestores de desenvolvimento municipais e regionais, promovendo a troca de experiências e estabelecendo a agenda de compromissos voltados para o ambiente de negócios. E Campo Largo recebeu a honraria por ter atingido critérios analisados pelo SEBRAE como os altos níveis em ações voltadas ao acesso a mercados e a crédito, associativismo, educação empreendedora, inovação, liderança e governança, políticas públicas, simplificação e desburocratização.
Trabalho conjunto - A atuação do Comitê Gestor Municipal, também chamado de Comitê Cidade Empreendedora, passou por uma reformulação em junho deste ano e está baseada em reuniões mensais e o objetivo é desenvolver ações em diversas frentes como Inovação, Acesso à Justiça, Educação Empreendedora, Associativismo, Tributação, Crédito, Mercado, Simplificação e Desburocratização.
Em reuniões periódicas chamadas de “Câmaras Temáticas”, representantes de cada pasta discutem questões, melhorias e prazos para o desenvolvimento de pequenas e micro empresas, a partir da Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), e que institui um tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para as MPE.
Dentre as possibilidades debatidas estão a ampliação de mercados e oportunidades de negócios, a promoção da competitividade e a busca de capacitação, o estímulo do desenvolvimento tecnológico, o acesso ao crédito e a redução da burocracia e tributos, a formalização de negócios e o incentivo à geração de empregos e renda.
Tudo isso tem sido possível com o apoio do SEBRAE-PR, e pela parceria da SMDET com as secretarias municipais de Educação, de Administração (com o Escritório de Compras), da Fazenda, de Desenvolvimento Urbano e de Comunicação Social e Tecnologia da Informação. Também faz parte desse movimento a Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (ACICLA), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção Campo Largo e a Associação dos Contadores de Campo Largo (ACCL).
Juarez Butture, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, parabenizou a todos os envolvidos pelo reconhecimento: “Esse êxito é reflexo do bom trabalho nas diversas formas de atendimento que a prefeitura oferece aos cidadãos. E esse reconhecimento não é só pelo atendimento, mas também pelo trabalho de gestão e de soluções compartilhadas para os empreendedores e empresários locais”.
A participação dos representantes campo-larguenses neste evento fomentou ainda a troca de experiências e incentivo a agendas de capacitações e de prospecção de novos negócios.