Aconteceu na última semana o evento de elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre os dias 19 e 20 de outubro, realizado em Curitiba. Campo Largo foi uma das cidades convidadas a participar, junto com Curitiba, Ponta Grossa, Morretes, Palotina, Francisco Beltrão e Cruzeiro do Oeste.
Maicon Soares, diretor da Defesa Civil de Campo Largo, representou o município no evento. “É uma honra a participação, estiveram presentes profissionais também referência em Defesa Civil da Região Sul, além de contribuir para algo que irá abranger as Defesas Civis do Brasil todo”.
Conforme divulgação oficial, o projeto de elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que visa fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil para o enfrentamento de riscos e desastres no Brasil, contempla uma série de iniciativas reunidas em 11 produtos, com suas respectivas dinâmicas, metodologias e prazos, contados a partir da assinatura oficial do projeto, que aconteceu em 06 de março de 2023.
Atendendo ao disposto no Marco de Sendai e na legislação brasileira, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é pautado pela construção técnica e coletiva, e conta com a participação de diversos atores estratégicos, que pertencem ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Os workshops têm como objetivo aprofundar a discussão iniciada nos encontros virtuais sobre a atuação nos cinco eixos da gestão de riscos e desastres, elencando questões regionais, para dar subsídio ao desenvolvimento de metas, e seus respectivos indicadores, no curto, médio e longo prazo.