Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:46:04
Geral

1ª edição da festa da família reúne mais de 18 mil pessoas no Parque Newton Puppi

Campo Largo é palco de muitas festividades para a integração familiar e resgate do lazer e bem-estar social. A Festa da Família é uma delas e aconteceu no tradicional Parque Newton Puppi

 1ª edição da festa da família reúne mais de 18 mil pessoas no Parque Newton Puppi

De forma inédita, o Município promoveu a 1ª edição da Festa da Família realizada no Parque Newton Puppi, no último final de semana (21 e 22/10). Reunindo mais de 18 mil pessoas, nos dois dias os campo-larguenses contaram com uma programação de lazer e bem-estar desenvolvida pela Prefeitura - secretarias municipais, em parceria com a sociedade civil organizada.

A abertura oficial, com a presença do prefeito Maurício Rivabem, aconteceu às 14h de sábado, mas desde às 9h a programação já estava aberta para receber os campo-larguenses com a exposição "Expressão de Vida", em menção à Campanha Outubro Rosa, na sede do histórico Casarão. Às 9h15 foi a vez da aula de pilates solo, com sequência para uma aula funcional, ambas no Complexo Esportivo. O ponto marcante do sábado pela manhã foi a Roda de Chimarrão organizada com um diálogo interativo com as médicas Valderez Parolin Teixeira e Joany Lopes, no Casarão, sobre cuidados com a saúde e dicas de prevenção a doenças, especialmente diagnóstico do câncer de mama.

Além dessas atrações, o dia trouxe uma agenda com apresentações circenses, aula de zumba, ginástica infantil, apresentação do grupo "Pequenos Cantores do Senhor Bom Jesus", brincadeiras e atividades esportivas como o mini futebol, brinquedos infláveis, cama elástica, slackline e beach tênis.

Com a presença dos secretários municipais, em especial da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, ambos os dias foram ofertados para a vacinação e complementação da carteira de vacinação dos campo-larguenses. Inclusive os mascotes Zé Gotinha e CIA também estavam presentes animando as crianças e famílias.

Foram disponibilizados diversos serviços de Saúde, como atendimento e orientação em Saúde Bucal, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais B e C, orientações em Saúde da Mulher com solicitação de mamografia e multivacinação para todo o público infantil e adulto.

Ao todo, nos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, foram atendidos 60 pacientes no sábado e 36 no domingo. Foram vacinadas, no sábado, 461 pessoas entre crianças e adultos - para vacinação de rotina, 275 contra Influenza, 405 contra Covid-19, num total de 1.141 pessoas.

No domingo foram 172 pessoas vacinadas, 99 para vacinação de rotina, 27 contra Influenza e 46 contra Covid-19.

A Secretaria de Saúde do município também fez uma celebração especial a mulheres campo-larguenses diagnosticadas com câncer, especialmente o de mama, através da exposição fotográfica "Expressão de Vida".

Homenagem – No momento da Roda de Chimarrão e Conversa, uma homenagem foi prestada à campo-larguense Maria Eduarda, que faleceu ainda muito jovem (23 anos), por decorrência de câncer. Ela muito lutou contra a doença e a exposição teve por objetivo demonstrar a força e garra de todas as mulheres que já lutaram e ainda lutam contra o câncer.

A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) foi parceira no desenvolvimento e produção da exposição, bem como na Roda de Chimarrão, com as conceituadas médicas que atuam no município.

O prefeito Maurício Rivabem destacou a importância dos laços familiares como construção de uma sociedade saudável, com a interação entre pais e filhos, firmando um compromisso com a saúde de cada cidadão, a exemplo a complementação vacinal ofertada e a prática de atividades físicas integradas. "Temos o maior orgulho de reunir tantas pessoas aqui no nosso parque. A Prefeitura traz isso, cidadania, dignidade, qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos que não podem ser perdidos", destacou Rivabem.

Mais programação - No domingo ensolarado foi o dia do piquenique literário com as famílias durante toda a manhã, com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, com rodas de leitura e incentivo ao mágico e lúdico mundo das obras literárias.

A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Programa Leitura Mágica, ofertou mais de 70 mil livros à Rede Municipal de Educação como forma de incentivar e trazer o gosto pela leitura, aos estudantes campo-larguenses.

Já a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária trouxe a 2ª edição do torneio de Vaca Parada, interagindo com o público e mostrando a diversidade em áreas e produtos rurais que Campo Largo contempla e produz. Com apoio de diversas empresas, brindes foram distribuídos aos participantes.

Trilha Literária - O ponto lúdico da festa, na tarde de domingo, foi a Trilha Literária desenvolvida pela Secretaria de Educação da cidade, que trouxe os bonecos Aninha e Lobatinho para interagir com as crianças. Muitas delas sentiram pela primeira vez a emoção de participar de rodas de contos e prosas, com a presença dos pais e familiares e de personagens que interagem com o imaginário infantil e até mesmo com o adulto.

O momento da contação de histórias contou com a participação de mais de 80 crianças, com a integração da Trilha Literária, da oficina de dedoche e abertura a um novo mundo de muitas brincadeiras e diversão, com oficinas de pintura, camarim de pintura e cabine literária.

Mais de 350 crianças puderam participar e se envolver com as experiências do universo literário e ficaram fascinadas em explorar o bosque e toda a área verde que o parque contempla, junto à Trilha Literária.

Durante os dois dias de festa, os campo-larguenses também puderam aproveitar e fazer um lanche especial com a família através dos comerciantes que estavam no parque por chamamento público, trazendo sorvete, caldo de cana, hambúrguer, pastel, bebidas não alcoólicas, e ainda a entrega gratuita de pipoca e algodão-doce pela parceria com a Acicla. O pastel foi comercializado pela Associação Erceana Campolarguense (Erce), também parceira no evento.

O Parque Newton Puppi está revitalizado e já é referência em estrutura para diversão, esporte e lazer na cidade. Cada dia mais se torna um marco em equipamento público que traz integração e qualidade de vida aos campo-larguenses.

"Campo Largo está evoluindo em estrutura, em cultura e em dignidade. Nossos cidadãos podem ver de perto o processo de construção de uma nova cidade, aberta, integrada, moderna e que tem como principal base a família campo-larguense", finalizou o prefeito, acompanhado dos secretários municipais e de sua família, nos dois dias de festa.

A Festa da Família se tornará um marco no calendário de festividades do município e a próxima edição já é planejada para trazer ainda mais atividades e interação com toda a população.