Serão entregues a seis pessoas os títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito em sessão solene a ser realizada na Câmara Municipal no dia 25 de outubro a partir das 19 horas.
Na noite do evento, receberão as homenagens a atual secretária de Educação do município, Dorotéa Stoco, Rosalina Custódio Pacheco, Olívio Tomaz de Miranda, Roni Miranda Vieira, Pedro Mosko e Paulo Eduardo Martins.
Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco
Natural de Balsa Nova, Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco é a atual secretária municipal de Educação de Campo Largo, e possui vasta experiência na área, atuando como professora, coordenadora pedagógica dos anos iniciais, diretora da Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, diretora auxiliar do Colégio Estadual Júlio Nerone, prestou serviços na Secretaria Municipal como supervisão administrativa e depois como secretária municipal. Ainda, foi diretora da Escola Municipal Mauro Portugal e do Colégio Estadual Albina Novak Muginoski (CAIC), sendo também professora das disciplinas específicas e coordenadora do curso de Formação de Docentes no Colégio Estadual Sagrada Família e exerceu funções de tutoria e ministra palestras relacionadas ao relacionamento família e escola. Dorotéa também é voluntária em vários setores do Santuário do Senhor Bom Jesus: catequista, equipe de liturgia, CAEP e CPP.
Ela é formada em Pedagogia, tem especialização em Processo Pedagógico no Ensino de 1º Grau, Administração Escolar, Gestão Pública, pós-graduada em Direito Educacional, tem formação em Perita Judicial, mestrado por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional - Temática Formação Integral SEED.
Rosalina Custódio Pacheco
Nascida na região do Itambezinho, em Campo Largo, Rosalina Custódio Pacheco começou a trabalhar muito cedo, como doméstica, em casas de famílias campo-larguenses, aliando o trabalho aos estudos. Ao finalizar o Ensino Médio, concebeu seu filho e, posteriormente, foi aprovada em concurso público para o cargo de agente de conservação no Tribunal de Justiça do Paraná, sendo lotada para trabalhar na cidade de Campo Largo, onde começou sua carreira junto ao Poder Judiciário.
Em 1988 para o cargo de Auxiliar de Cartório, junto à Vara Criminal em Campo Largo, por onde trabalhara por vários anos. “Rosalina Pacheco fez parte do período ‘Brasil da Virada’, momento de transição da Ditadura Civil-militar para a Democracia, no qual o aparato público estava em constante inovação. Encarando as transformações que o novo período exigia, dedicou-se profundamente ao serviço, sendo reconhecida profissionalmente pela população local e contemplada como escrivã ao Juizado Especial Civil e Criminal, Vara de Família e Vara da Infância e da Juventude”, ressalta a biografia.
Em 2005, Rosalina foi contemplada com a promoção de Técnica de Secretaria da Vara Criminal da Comarca de Campo Largo, cargo que exerceu até 2013 quando solicitou sua aposentadoria.
Olívio Tomaz Miranda
O senhor Olívio Tomaz Miranda nasceu em 1962, na cidade de Jaguariaíva, no Paraná. Começou em 1974 a trabalhar como produtor rural. Conheceu a cidade de Campo Largo em 1981 e, com muito esforço e dedicação, passou em um concurso público, quando começou a trabalhar na Secretaria Municipal de Obras Viárias com a função de operador de máquinas em 1995, no qual exerce até hoj.
Ele constituiu família em Campo Largo e firmou laços com a cidade, considerando-se um campo-larguense de coração. “Um funcionário exemplar, que nunca sofreu nenhum processo disciplinar na longínqua carreira. Sempre disposto a atender os pedidos da população com muito zelo e dedicação. Um exemplo de profissional para os colegas de trabalho e um exemplo de ser humano para seus amigos e familiares”, retrata a biografia.
Roni Miranda Vieira
O professor Roni Miranda Vieira assumiu a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) no início de 2023, aceitando convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Depois de consolidada trajetória como aluno, professor e diretor na rede estadual de ensino do Paraná, o atual secretário da Educação do Paraná esteve à frente do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), da Seed-PR, de 2019 a 2020, quando assumiu o cargo de diretor de Educação, que exercia até o fim de 2022.
“À frente da diretoria, Roni trabalhou em conjunto com o ex-secretário Renato Feder em prol da viabilização de políticas públicas educacionais, investimento na formação continuada dos professores da rede e fortalecimento da aprendizagem dos estudantes do Estado. Como resultado, o Paraná atingiu nível de excelência em ensino-aprendizagem, tornando-se referência nacional ao conquistar o 1º lugar no Ideb do ensino médio de 2021, entre todas as redes públicas estaduais”, retrata a biografia.
Nascido em Foz do Iguaçu, aos 15 anos, mudou-se para Campo Largo, estudando no 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Júlio Nerone, onde nasceu o interesse pelas matérias de exatas, desenvolvendo grande desempenho em Matemática. Seria numa aula de História, no entanto, que encontraria sua maior vocação. Em 2005, Roni dá os primeiros passos na docência, como professor da rede estadual, contratado via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e dois anos depois, em 2007, já aprovado em concurso público, ele assume o cargo de professor de História no Colégio Estadual Djalma Marinho, também em Campo Largo. Em 2011, eleito diretor da instituição, Roni inicia o processo que consolidaria sua vocação como gestor educacional.
Em 2015, foi convidado a assumir a subchefia do Núcleo Regional de Educação da Área Norte, onde permaneceu até 2017. Em 2019, a convite do secretário Renato Feder, Roni é nomeado chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP) da secretaria.
Pedro Mosko
Nascido em 1955, na cidade de Pato Branco, Pedro Mosko é graduado em Engenharia Civil, Física e Matemática, iniciando sua carreira profissional nas tradicionais empresas de porcelana de Campo Largo. Começou a carreira de educador em 1988, ministrando aula em todos os colégios estaduais de Campo Largo e Balsa Nova, bem como em algumas instituições particulares. “Sua forma despojada de ensinar, cativava os alunos, que carinhosamente o apelidaram de ‘Professor Encardido’. (...) Pedro Moski exerceu o sacerdócio de professor até meados de 2016, contribuindo com a formação de milhares de crianças e adolescentes”, traz a biografia apresentada pela Câmara.
Pedro foi vereador em Campo Largo, no período de 1997 a 2000, ocupou o cargo de Conselheiro da Cocel e também foi diretor do Departamento de Urbanismo e de departamento na Secretaria de Viação e Obras de Campo Largo, além de ter trabalhado na ampliação de redes de água em parceria com a Sanepar, que contemplaram aproximadamente 20km de rede de água.
Paulo Eduardo Lima Martins
O jornalista e político paranaense Paulo Eduardo Martins é natural de Presidente Venceslau, e se lançou na carreira política pela primeira vez para deputado federal do Paraná em 2014, ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2016, sendo reconhecido em gestões posteriores como “o deputado mais econômico do Paraná e o que menos utiliza dinheiro público”.
“Em 2021, ainda na função de Presidente do PSC e então deputado federal, estreitou os laços com a cidade de Campo Largo, disponibilizando para o Município várias emendas parlamentares, as quais estão sendo utilizadas em prol da população do município. Tais emendas foram aplicadas em diversas secretarias como; de saúde, segurança, esporte e cultura, viação e obras entre outras”, ressalta a biografia apresentada.