Domingo às 28 de Abril de 2024 às 06:28:28
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Oficial

Após concurso histórico, Macrorregião de Curitiba ganha 1.452 policiais militares

Após concurso histórico, Macrorregião de Curitiba ganha 1.452 policiais militares

Mais 2.482 policiais militares passam a reforçar a segurança pública em todo o Paraná nesta semana, na maior contratação da história da corporação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (12), em Curitiba, da primeira de quatro formaturas que acontecem em diferentes cidades do Estado. Na cerimônia na Ligga Arena, em Curitiba, 1.452 novos soldados se formaram e estão pronto para atuar nas ruas no combate à criminalidade.

Entre os novos formandos, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado. Os outros 402 soldados vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado. A previsão é que a partir de segunda-feira (18) os policiais recém-formados já estarão nas ruas.

Eles passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano. O Curso de Formação de Praças da PMPR capacita os profissionais para o exercício da atividade policial.

O treinamento compreende cerca de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, direitos humanos, entre outras. Na sequência, os soldados iniciaram o Estágio Operacional, que teve duração de três meses. A partir da formatura, eles estão prontos para ingressar na rotina de trabalho.

"É um momento histórico para as famílias do Paraná. Ao todo, são quase 2,5 mil formandos. Acima de tudo, estamos levando mais segurança pública para a sociedade. Com estes profissionais, nós vamos ter policiamento em todos os 399 municípios do Estado", disse Ratinho Junior

De acordo com o governador, o reforço da Polícia Militar faz parte de um grande pacote de investimentos na segurança. “Isso se soma a outros esforços. Até dezembro, teremos 800 novas viaturas nas ruas, estamos comprando mais mil fuzis, além dos helicópteros do Projeto Falcão, que entregamos recentemente para melhorar o combate ao crime organizado nas regiões de fronteira”, afirmou.

"Somos a corporação que protege a população em uma emaranhada teia de diferentes relações sociais. A sociedade demonstra muito respeito por essa atividade. A Polícia Militar está recebendo grandes investimentos, o que traduz a seriedade com que essa área é tratada no Estado. Agora vamos alocar esses profissionais nas cidades para gerar mais tranquilidade aos paranaenses", disse o coronel Jefferson Silva, comandante-geral da Polícia Militar. “Com o concurso vamos reabrir postos de trabalho em 94 municípios que antes compartilhavam policiais com outras cidades".

MULHERES NA PM – Entre o novo contingente da Polícia Militar, quase um quinto é de mulheres (18,8%), o maior ingresso desse público de uma só vez. São 467 novas policiais reforçando as fileiras da segurança pública do Paraná. A formatura desta terça reuniu 459 policiais do sexo feminino.

O grande número de mulheres que participou da formação para a Polícia Militar repete o que já tinha ocorrido no Corpo de Bombeiros, que teve a maior contratação feminina de sua história. Na formatura realizada em maio deste ano, 47 mulheres se graduaram, 11% do efetivo que concluiu a formação, que contou com 419 formandos.

FORMANDOS ANIMADOS – OS formandos demonstraram grande animação com esse novo momento. Samira Azar, 32 anos, disse que há alguns anos batalhava por esse momento. Ela é natural de Brasília (Distrito Federal). "Fiz concurso em vários estados e gostei de Curitiba, do Paraná. Agora chegamos ao fim e ao começo de uma nova jornada. E agora sou parte da família da PMPR", disse.

Ela também comemorou o grande efetivo feminino. "No Paraná não tem limitação de vagas para mulheres. Para mim essa inserção é muito importante. E no Curso de Formação encontrei uma família mesmo, com profissionais muito atenciosos. Processo foi árduo, mas muito bem embasado".

Jozana de Araújo Rios Lima, de 33 anos, do Piauí, também é uma das novas policiais do Estado. "Vim para o Paraná para fazer o concurso. Minha família tem muitos policiais. E como mulher é um orgulho muito grande. Sempre quis essa carreira", disse. "E um grande diferencial foi o Curso de Formação. No estágio colocamos em prática tudo o que aprendemos e vimos que estamos preparados".

"Já estive nas Forças Armadas e sempre foi um sonho, desde criança. Foi um processo difícil de estudo, aprovação no concurso, preparação para esse momento. Agora vamos ajudar muito a sociedade paranaense", afirmou Alexandre Maciel, de 25 anos, natural de São Bento do Sul (Santa Catarina). "O ensino é muito moderno, com foco em Direitos Humanos, garantia dos direitos da mulher, então estamos prontos para colaborar com a segurança pública".

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a excelência da formação. “Nós fizemos questão de escolher os melhores coordenadores do Estado, os melhores coordenadores para que estes policiais tivessem a melhor preparação, para que estas turmas fossem as melhores dos últimos anos. Foram vários testes físicos, psicológicos, madrugadas sem dormir, frio, distância da família, enfim, preparando estes policiais, sem deixar de lado a sensibilidade e o amor ao próximo”, afirmou.

O coronel Roberto Francisco Cardoso, diretor de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Paraná e responsável pelas novas turmas, disse que o Estado terá ótimos profissionais. "O processo de formação é bastante amplo. Foi feito um concurso bastante concorrido, com candidatos do Brasil todo, passando inclusive pela pandemia. E no início de agosto tivemos o início do Curso de Formação, com técnicas policiais, legislação, noções de Direito, de sociedade. Depois eles passaram pelo estágio operacional. Foi mais de um ano de formação aos sábados, domingos, feriados, dia e noite para formar alunos bem completos", disse.