Sabado às 27 de Abril de 2024 às 05:40:20
EM CAMPO LARGO 17º | 29º
Saúde

Prefeitura prepara programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social promove uma série de ações para as mulheres na manhã de sábado, dia 11 de março, no Parque Newton Puppi.

Prefeitura prepara programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, é o ponto de partida de uma série de ações de saúde e bem-estar que a Prefeitura de Campo Largo promove para as mulheres do município.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social prepara uma programação especial na manhã de sábado, dia 11 de março, no Parque Newton Puppi.

 

Inspiradas pela conhecida frase da artista mexicana, Frida Kahlo, “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”, a abertura do evento terá a participação da vereadora Cléa Oliveira que representa a Procuradoria Municipal da Mulher, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Nilceia Silva e da escrivã da Polícia Civil, Dediane Barbosa Faria.

 

Em seguida, as mulheres poderão participar gratuitamente das atividades:

8h30 às 9h: Aulão de Yoga, com Cristiane Ferreira.
9h às 11h: Balão Cativo (balão Inflado ancorado no solo por três cordas, podendo subir e descer), com Air Company Balonismo e Futgolf Campo Largo. 
9h às 11h: Futgolf.
9h30 às 10h30: Caminhada pela trilha (3 km - aproximadamente 45 minutos)
10h30 às 11h30: Voz e violão. Participação dos alunos da Faculdade Unise.

 

 

 

 

 

No “mês da mulher” a Secretaria Municipal da Saúde de Campo Largo também anuncia uma programação que começa na data comemorativa (08/03). Serão ações especiais para elas, a fim de alertar a importância de diagnósticos precoces e prevenção, convidando as mulheres campo-larguenses para o autocuidado. Também seguem os programas permanentes da pasta que terão temáticas femininas. Confira abaixo os eventos e datas:

 

Mutirões preventivos de exames - Na próxima quarta-feira, dia 08 de março, acontece a campanha Dia D no interior do município, com a finalidade de realizar coleta de exame citopatológico, o exame Papanicolau também conhecido como “preventivo”. Além disso, será uma oportunidade para solicitar o exame de mamografia e ainda receber orientações de saúde bucal. Para participar é só ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O Dia D será das 9h às 15h, nas UBS rurais: UBS São Silvestre, UBS São Pedro, UBS Santa Cruz, UBS Três Córregos e UBS Itambezinho. E a mesma campanha será realizada também em todas as UBS urbanas, das 8h às 16h30, no dia 11 de março. Será um sábado e as unidades abrem excepcionalmente para o Dia D. 

Também acontece na mesma data (11/03) a realização de outros exames femininos que já foram previamente agendados pela pasta. A Unidade da Mulher e da Criança terá um mutirão para inserção de DIU e para ecografia (mama e transvaginal). E, ao longo de todo o mês de março, a mesma unidade terá mutirões de fisioterapia pélvica e de fisioterapia para fibromialgia. Fica o convite para as mulheres usufruírem dos serviços preventivos e de acompanhamento que visam, sobretudo, a conscientização de toda a população quanto à importância do autocuidado.

 

Roda de Conversa - No dia 09 de março o Centro Pop recebe uma roda de conversa com o tema “Cuidados importantes na saúde da mulher”, voltado para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Será às 14h e terá a enfermeira Rosimeri Viana, da Unidade da Mulher e da Criança, como palestrante. 

 

Grávidas Ativas - O encontro mensal das gestantes do município será na última quarta-feira do mês, 29 de março, com uma tarde de temática especial para as mulheres mamães, a partir das 13h30. A Unidade da Mulher e da Criança, localizada ao lado do Parque Newton Puppi (Cambuí), receberá nesta oportunidade rodas de conversa com alunos da Universidade Positivo sobre Gestação, Parto e Início da Vida e sobre Primeiros Socorros com o bebê, com orientações do bombeiro civil e socorrista Maicon de Lima Soares, da Defesa Civil de Campo Largo.

 

Campo Largo Mais Saudável - Dando sequência ao programa trimestral Campo Largo Mais Saudável, lançado pela Prefeitura de Campo Largo em 2022 (e permanente no município), está marcado para os dias 20 e 22 de março os primeiros encontros de acompanhamento deste ano. Serão nos mesmos bairros de antes: Santa Ângela (no distrito Ferraria), Vila Bancária e Itaqui, e com mais uma localidade incluída na ação: o bairro Itaboa. O intuito desse projeto é combater a obesidade. Sendo assim, em cada oportunidade são realizadas avaliações nutricionais, práticas de atividades físicas, e dessa vez - em edição Especial Mulher - orientações em saúde da mulher e exercícios pélvicos. Quem participa pela primeira vez recebe uma carteirinha de acompanhamento, e quem já participou antes não pode esquecer de levar o documento para novo registro. Confira o cronograma:

 

20/03 - 8h

Capela Nossa Senhora Aparecida - Barracão da igreja
Rua Ernesto Pedro Crozetta, s/n, bairro Santa Ângela - distrito Ferraria

 

22/03 - 8h

Ginásio Antônio Lacerda Braga / Vila Olímpica
Rua do Centenário, 2024, Vila Bancária

 

22/03 - 15h

Ginásio Romanó Zanlorenzi / Ginásio do Itaqui
Rua Pernambuco, 55, Vila Itaqui

 

22/03 - 15h

Academia ao ar livre, ao lado da UBS Itaboa
Bairro Itaboa

A Prefeitura de Campo Largo convida todas as munícipes a participarem das atividades deste mês especial! E compartilhem com a gente as suas participações nas redes sociais oficiais.