Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:31:38
Geral

Um panorama de toda a região do Itaqui e projetos para estimular o desenvolvimento

Importante região econômica de Campo Largo, os bairros que envolvem o Itaqui, Itaqui de Cima e Itaboa foram os primeiros locais a serem percorridos pela equipe do Grupo Folha de Campo Largo

Um panorama de toda a região do Itaqui e projetos para estimular o desenvolvimento

Importante região econômica de Campo Largo, os bairros que envolvem o Itaqui, Itaqui de Cima e Itaboa foram os primeiros locais a serem percorridos pela equipe do Grupo Folha de Campo Largo. Registramos depoimentos de algumas das pessoas que fazem parte da história destes locais e outras que contextualizaram marcos de desenvolvimento.

Com uma visão abrangente da cidade como um todo, a Folha conversou com o prefeito Mauricio Rivabem, que pontuou situações e projetos. “A região do Itaqui, Itaqui de Cima e Itaboa é muito importante para a cidade. O Itaqui de Cima sempre foi um local de muitas chácaras e famílias tradicionais e agora com a instalação do City Center Outlet Center ela se tornou referência no município. O objetivo da Prefeitura é que a vinda do shopping não atraia ocupações e moradias irregulares na região. O Itaboa é talvez um dos bairros mais antigos de Campo Largo, com empresas e muitas famílias e também com uma grande possibilidade de crescimento”, declarou o prefeito.

Segundo ele, essas áreas sempre foram esquecidas pelo poder público, principalmente, na pavimentação asfáltica. “Já no início da nossa gestão nós pavimentamos as principais vias e estamos trabalhando nas vias com pedras irregulares, além disso a UBS foi reformada. O Itaqui de Cima não tem uma população tão grande, mas asfaltamos uma boa parte das vias.”

Para a região do Itaboa está sendo planejado um investimento em uma área recreativa-esportiva onde já existe a Associação de Bairros do Itaboa-Itaqui. O avanço do Programa Pro-moradia no Meliane e algumas áreas particulares em processo de Regularização Fundiária são conquistas expressivas nestes locais. Em projeto também estão a nova Escola Municipal João Santana, ampliação da Escola Municipal Hans E. Schmidt e Maria Joana F. Marochi, como também a revitalização da Av. dos Expedicionários que liga o Itaqui ao Centro.

Agricultura e pecuária
Quando se fala em Agricultura, observa-se um bom desenvolvimento na região do Itaqui, próximo da Campina, por exemplo, notadamente nas culturas como morango, soja, milho e feijão.
A pecuária também possui fortes produtores, ainda que em menor volume do que na Agricultura. A Secretaria de Agricultura e Pecuária já está buscando incentivar e atender ainda melhor os pecuaristas do local para estimular o desenvolvimento na região.

Meio ambiente
O Rio Itaqui é o antigo manancial de abastecimento público do município. Atualmente ele não é utilizado para coleta e tratamento de água pela Sanepar, mas ele continua sendo um rio importante que desemboca no Rio Iguaçu. “O Rio Itaqui demanda uma atenção muito grande. Estamos vendo a possibilidade de um projeto de canalização e de melhoria de margem, assim como foi feito no Rio Cambuí, com o objetivo de manter e preservar o leito do rio. Mas, para isso, precisamos do apoio do Governo do Estado”, destaca.

Segundo ele, o município também está atento às plantações de eucalipto e pinus na região, já que elas prejudicam o solo e não trazem empregos nem dividendos expressivos à cidade. Essa será uma demanda a ser atendida pela nova Ssecretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Ainda frisa que o turismo rural na região é algo que deve ser incentivado porque tem um grande potencial.

Infraestrutura
Em relação à estrutura pública, o Itaqui é atendido com Escolas Municipais (E.M. João Santana, E.M. Hans E. Schmidt, E.M. Maria Joana Ferreira Marochi e E.M. Diva Ferreira Reinke), Unidade de Saúde (UBS Vila Glória), na área social tem o atendimento no CRAS Meliane e quando se fala em esporte e lazer conta com o Campo 21 e Praça do Itaqui.

Mas com o grande crescimento da região, é preciso mais planejamento e investimento em infraestrutura. “Estamos em constante estudo para melhorar a estrutura pública, com ampliação de vagas nas escolas e melhor atendimento na Unidade de Saúde, implantação de áreas de lazer e revitalização de vias”, responde o prefeito, citando a atuação na Regularização Fundiária.