Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:27:32
Geral

Secretaria de Meio Ambiente atualiza setorização da coleta de lixo reciclável

A rota foi lançada no início deste mês, porém precisou receber adaptações à medida que foi sendo realizada pela empresa contratada para a coleta de lixo

Secretaria de Meio Ambiente atualiza setorização da coleta de lixo reciclável

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e em conjunto com a empresa terceirizada HMS Transporte de Resíduos, lançou no início deste mês uma nova setorização da rota, com ampliação da coleta no centro da cidade, e também aumento da frequência nos bairros mais populosos. Porém, a novidade que entrou em vigor no dia 1º de fevereiro de 2023 já precisou passar por adaptações, à medida em que foi implementada, pois o mapa foi baseado na nova Lei de Bairros. Ou seja, a divisão alcança, dentro de um bairro ou distrito, diversas outras localidades que se aproximam da nomenclatura principal.

Sendo assim, a nova rota atualizada da coleta de resíduos recicláveis passa de segunda a sábado, no período diurno, e é exclusiva para os seguintes tipos de resíduos: papéis, plásticos, vidros e metais. Confira abaixo a divisão dos quatro setores ampliados (amarelo, azul, marrom e verde) e a frequência do recolhimento:

Amarelo - Terça e Quinta (Diurno)

Ouro verde, Itaboa, Rivabem, Ferraria, Itaqui de Cima, Ouro Verde 2, Cambuí, Itaqui de Cima e Bom Jesus 2.

Azul - Segunda, Quarta e Sábado (Diurno)

Centro

Marrom - Quarta-Feira (Diurno)

Cercadinho Cima, Rondinha Baixo, Rondinha Cima, Cercadinho Baixo, Colônia Figueiredo, Ferraria - Acima, Colônia Monte Claro, Colônia Dom Pedro, Bateias, Bateias 2 e Bateias (Interior)

Verde - Segunda e Sexta (Diurno)

Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora do Pilar, Itaqui, Botiatuva, Aguas Claras, Vila Bancária, Balbino Cunha e Bom Jesus.

Você também pode acessar o mapa com a divisão dos setores neste link: 

https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1AOsR0y-JUIOTv0WE-hR0necO1igl6Bc&usp=sharing 

Resíduos geram renda - Tudo o que é recolhido pela coleta de recicláveis - em caminhões do tipo baú - é destinado para a triagem nas Associações e Cooperativa de catadores na cidade que possuem vínculo com a Prefeitura Municipal. Os resíduos nas associações são separados por categoria para posterior venda e geram renda aos catadores da cidade.

Descarte corretamente - A nova rota ajuda o cidadão na separação e no descarte correto dos resíduos gerados, e é uma mudança que amplia o recolhimento feito pela HMS Transporte de Resíduos que atende toda a área urbana no município. Atenção às dicas para garantir uma coleta correta e segura:

- Separe reutilizáveis e recicláveis dos demais resíduos, e eles devem estar limpos e secos;

- Disponibilize para coleta em qualquer tipo de embalagem como sacos de lixo, pacotes de ração, caixas de papelão e etc;

- Embrulhe vidros e objetos quebrados para evitar acidentes;

- Descarte nos dias pré determinados, de acordo com as rotas das diferentes coletas.

Além da coleta de recicláveis, segue normalmente a coleta de resíduos comuns (orgânicos), e coletas de material vegetal, de móveis inservíveis e de madeira, as quais são realizadas mediante prévio agendamento telefônico pelo número 0800 6450506.

Compartilhe com os vizinhos e familiares e apoie as equipes. Juntos mantemos Campo Largo limpa e bonita!